Produção: IEA divulga levantamento do valor da produção e emprego na indústria rural

Objetivo foi avaliar a dimensão e a importância da indústria rural no Estado de São Paulo

sex, 16/07/2004 - 17h20 | Do Portal do Governo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) realizou pela segunda vez consecutiva, levantamento anual, junto aos produtores ou responsáveis pelos imóveis rurais, de dados relativos às atividades de beneficiamento agrícola realizadas nas propriedades.

O objetivo foi avaliar a dimensão e a importância da indústria rural no Estado de São Paulo quanto à geração de renda e de emprego.

A pesquisa sobre a indústria rural paulista foi, a exemplo da anterior, incluída no levantamento de previsão e estimativas de safras de junho de 2003, efetuado pelo IEA em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Deve ressaltar-se que indústria rural foi definida como o beneficiamento ou a transformação, em bases artesanais, de matérias-primas vegetais ou animais, próprias ou adquiridas de outros produtores, nas propriedades rurais para a venda externa. Não foram consideradas como tal as grandes agroindústrias como as usinas de açúcar, destilarias de álcool, extratoras de suco de laranja, fábricas de laticínios e outras grandes instalações.

Cinco questões básicas foram elaboradas: valor anual da produção comercializada com base em matéria-prima agrícola (referente à 2002); percentual da matéria-prima na atividade de beneficiamento, produzido na própria Unidade de Produção Agrícola (UPA); percentual da renda total da UPA obtido com as atividades da indústria rural; destino do produto processado na UPA e ocupação e emprego na indústria rural.

Foram contabilizadas 4.259 UPAs que desenvolviam atividades industriais de acordo com a pesquisa amostral realizada. As estimativas indicaram que o valor anual da produção da indústria rural paulista em 2002 foi de R$ 204.523.764,85.

As atividades de leite pasteurizado e de torrefação e moagem de café foram as que mais contribuíram para esse resultado, com percentuais de aproximadamente 37% e 32%, respectivamente. Dentre as demais, destacaram-se o processamento de frutas e sucos (7,9%) e o processamento de madeira (3,5%). O item outros, que inclui packing-house, atingiu percentual elevado, de 15,2%.

Os dados apresentados acima confirmam o crescimento do valor anual da produção da indústria rural e do emprego em 2002, o que reafirma a importância desse segmento do agronegócio na geração de renda e na absorção de mão-de-obra rural.

Marina Brasil Rocha e Maria Carlota Meloni Vicente
C.A.