Procuradoria Geral do Estado anula contrato e susta pagamento milionário

Contratos foram assinados pelo Governo do Estado na década de 80

ter, 27/11/2001 - 19h06 | Do Portal do Governo

O governo paulista, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), ajuizou Ação Civil Pública para anular contratos feitos na década de 80, considerados prejudiciais à Fazenda Pública.

Pelos contratos, o Governo do Estado destinara recursos à Metrus (entidade de seguridade social do Metrô) para a construção de creches. Esta repassara recursos à Emtel para a execução do projeto. A Metrus foi condenada em ação judicial movida pela Emtel, e estaria obrigada a efetuar agora o pagamento de R$ 50 milhões nos próximos dias.

Pelo contrato feito entre a Metrus e a Emtel, o que esta tivesse que pagar, o Metrô teria de ressarci-la. Por sua vez, o Estado, como acionista majoritário do Metrô, teria que reembolsar a Companhia.

Em decorrência, a Procuradoria Geral do Estado ingressou com a Ação Civil Pública, propondo a anulação dos contratos. Vinculado a esse procedimento, pediu que fosse bloqueado qualquer pagamento relacionado ao contrato citado e aos demais que dele derivassem.

O Juiz da 12ª Vara da Fazenda Pública acolheu os motivos apresentados pela PGE, concedendo liminar na ação cautelar, para determinar a sustação de qualquer tipo de pagamento à Emtel.

Alcindo Garcia