Procuradora Berenice Giannella é a nova presidente da Febem

Ela foi corregedora-geral do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo e ocupava a função de secretária-adjunta da Secretaria de Administração Peni

sáb, 04/06/2005 - 9h23 | Do Portal do Governo

A procuradora do Estado Berenice Maria Giannella foi escolhida pelo governador Geraldo Alckmin como nova presidente da Febem. Mestra em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde também se graduou, Berenice foi corregedora-geral do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo e ocupava a função de secretária-adjunta da Secretaria de Administração Penitenciária.

O governador pediu para Berenice aprofundar a regionalização da Febem e enfatizar o modelo pedagógico especialmente desenhado para os internos, com classes de aceleração e cursos profissionalizantes oferecidos mesmo após a desinternação. “Acreditamos na recuperação do jovem em conflito com a lei. Doutora Berenice tem todas as condições de fazer avançar o trabalho realizado até agora pelo Governo do Estado”, diz Alckmin. A nova presidente da Febem começa a trabalhar nesta segunda-feira, dia 6.

A procuradora Berenice foi uma das responsáveis, na Secretaria de Administração Penitenciária, pelas parcerias com organizações não-governamentais na administração de unidades prisionais. Atualmente, 21 Centros de Ressocialização e duas unidades de grande porte são administradas pelo Estado em parceria com a sociedade civil. No total, 6.600 presos são mantidos nesses estabelecimentos. “Pretendo levar este modelo de parceria para a Febem, pois os resultados são muito bons na área da Administração Penitenciária”, diz.

Por meio das parcerias com as ONGs, os presos têm melhor atendimento social, oportunidade de trabalhar dentro da unidade prisional e possibilidade de emprego após deixar a prisão. “Quando a sociedade local se envolve, o trabalho de ressocialização se torna muito mais eficiente. É o que o governador Alckmin pediu para eu fazer na Febem”, reitera Berenice.