Procon-SP: Pesquisa revela que taxas de juros bancários continuam subindo

Coleta foi efetuada nos dias 8 e 9 e envolveu treze instituições financeiras

qui, 17/04/2003 - 13h18 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado ã Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, divulga a pesquisa de taxas de juros de abril de 2003. A coleta foi efetuada nos dias 8 e 9 e envolveu treze instituições financeiras: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bilbao Vizcaya Brasil – BBV, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real, Unibanco, Mercantil de São Paulo e Banco de Crédito Nacional – BCN.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Empréstimo Pessoal

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,22% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 6,10% a.m., significando um acréscimo de 0,12 pontos percentuais. Nenhuma queda foi constatada na taxa de juros do empréstimo pessoal.

As altas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:
Nossa Caixa – alterou de 3,95% para 4,75% a.m., o que significa um acréscimo de 0,80 pontos percentuais, que representa uma variação positiva de 20,25% em relação à taxa de março/03; Banco Real – alterou de 5,95% para 6,40% a.m., o que significa um acréscimo de 0,45 pontos percentuais, que representa uma variação positiva de 7,56% em relação à taxa de março/03; Bradesco – alterou de 6,40% para 6,65% a.m., o que significa um acréscimo de 0,25 pontos percentuais, que representa uma variação positiva de 3,91% em relação à taxa de março/03.

Cheque Especial

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,49% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 9,44% a.m., significando um acréscimo de 0,05 pontos percentuais. Nenhuma queda foi constatada na taxa de juros do cheque especial.

As altas verificadas nas taxas de cheque especial foram:
Unibanco – alterou de 8,90% para 9,40% a.m., o que significa um acréscimo de 0,50 pontos percentuais, que representa uma variação positiva de 5,62% em relação à taxa de março/03; Bradesco – alterou de 9,70% para 9,80% a.m., o que significa um acréscimo de 0,10 pontos percentuais, que representa uma variação positiva de 1,03% em relação à taxa de março/03.

Neste mês, quatro bancos pesquisados elevaram suas taxas, porém não houve um impacto muito grande sobre as taxas médias. Ao contrário do que ocorreu no mês passado, o empréstimo pessoal teve um aumento proporcionalmente maior que o cheque especial, motivado principalmente pela elevação de 20,25% na taxa de empréstimo pessoal promovida pela Nossa Caixa que, ainda assim, continua sendo a instituição que apresenta as menores taxas.

Na reunião de março, o Comitê de Política Monetária do Banco Central – COPOM – decidiu manter a taxa Selic em 26,50% a.a., porém pela primeira vez, decidiu adotar o instrumento conhecido como “viés de alta”, significando que até a próxima reunião o presidente do Banco Central está autorizado a elevar a taxa básica, sem precisar convocar uma reunião extraordinária.

Essa determinação demostra que o governo reconhece que a inflação tem mostrado sinais de queda, no entanto existe uma preocupação com os efeitos que a guerra entre os Estados Unidos e Iraque possam ter sobre a economia brasileira. Essa cautela é sentida de uma forma geral no mercado financeiro que, além disso, tem nos altos índices de inadimplência um motivo a mais para manter os juros altos.

A conjuntura continua desfavorável para os tomadores de empréstimo e o consumidor deve ficar atento, procurando analisar as alternativas de crédito, de modo a amenizar o impacto no seu orçamento.

As tabelas encontram-se à disposição para consulta nos postos de atendimento pessoal do Procon-SP, (Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera) e também pela internet: www.procon.sp.gov.br.

(AM)