Procon-SP: Fundação dá dicas e alerta sobre acampamentos de férias

Confira os cuidados antes da contratação

qua, 02/07/2003 - 10h54 | Do Portal do Governo

Com as férias escolares chegando o consumidor pode optar por proporcionar um divertimento diferente e sadio para seus filhos. Uma alternativa pode ser enviá-los para um acampamento de férias. Mas, para estes jovens não retornarem com uma bagagem carregada de problemas para você solucionar, é necessário ficar atento aos cuidados antes da contratação. Veja as orientações dos técnicos do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo.

Cada acampamento tem uma ‘filosofia’ diferente: alguns parecem parque de diversões; outros têm atividades ecológicas (plantar/colher/regar); outros são voltados para funções solidárias (lavar pratos, cozinhar etc.); outros ligados à religiosidade ( saudação ao sol, orações etc.) e, ainda, os culturais, dentre outros. Desta forma, analise com cuidado qual seria a opção mais compatível ao ‘espírito’ da criança ou adolescente que irá usufruir do local.

Uma pesquisa minuciosa é sempre o ponto de partida para um bom negócio. Compare preços com atividades oferecidas e nunca esqueça de pesar indicações de conhecidos que já tenham utilizado estes serviços. Outra dica é ficar atento à faixa etária dos acampamentos verificando se crianças pequenas não estão misturadas com adolescentes, pois o tratamento e as atividades são diferentes.

Se o acampamento for de fácil acesso, procure fazer uma visita ao local para verificar suas instalações (cozinha, banheiro, quartos etc.). Na impossibilidade de conhecer o local pessoalmente, peça para ver fotos , vídeos e panfletos publicitários. Indague sobre tudo o que ele oferece como por exemplo: atividades recreativas; cardápio; número de monitores para cada criança; quantas pessoas ficarão instaladas em cada quarto; plantão médico; condições de comunicação com os filhos etc.

Os pais ou responsáveis devem certificar-se ainda, caso a criança tenha alguma restrição médica ou alimentar, que ela terá acompanhamento especial pelos organizadores ou monitores. Outro fator a ser observado é sobre a existência de algum seguro saúde e/ou pronto socorro próximo para caso de alguma emergência.

Pergunte sobre sugestões de ‘enxoval’, ou seja, lista de roupas, pertences e produtos ( que devem estar identificados com o nome ), a serem levados.

Após analisar e aprovar todo o serviço que a empresa oferece, exija que seja firmado um contrato por escrito. Nele deve estar registrado tudo o que for combinado verbalmente: valor total, forma de pagamento, duração, transporte, passeios adicionais; dados completos das partes envolvidas e as condições para sua rescisão. Verifique a possibilidade de desconto quando se tratar de irmãos. Guarde todos os panfletos publicitários para comprovar e, se necessário, fazer cumprir a oferta. Não deixe de observar as condições e prazo para desistência.

Fique atento à algumas atividades específicas que exigem uma autorização prévia individual, como por exemplo, banana boat, kart, teleférico etc.

Algumas vezes a própria escola onde as crianças e jovens estudam organiza estes acampamentos. Nestes casos ela será responsável por quaisquer problemas que venham a ocorrer.

Se a empresa não cumprir com a oferta ou publicidade, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o contratante tem direito ao cumprimento forçado da obrigação contratada; a outro serviço equivalente ou a restituição de quantia eventualmente antecipada, atualizada monetariamente.

Em caso de dúvidas procure um posto do Procon-SP no Poupatempo Sé, Itaquera ou Poupatempo Santo Amaro. Para checar se a empresa tem alguma reclamação fundamentada no cadastro do Procon-SP ligue para 3824.0446. A página da Fundação Procon-SP na Internet é www.procon.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Procon-SP

M.J.