Procon-SP desenvolve ação educativa para formar consumidor consciente

Projeto Educação para o Consumo capacita educadores para a questão dos direitos e deveres do cidadão

qui, 23/01/2003 - 9h42 | Do Portal do Governo

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SP)desenvolveu o Projeto de Educação para o Consumo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de formar cidadãos capazes de comparar preços, entender rótulo, embalagem, receita e valor nutricional de alimento, deixar de comprar por impulso, não adquirir produtos de má qualidade e se defender de propaganda enganosa e abusiva.

Além disso, preparar esses consumidor para agir de forma consciente e crítica nas relações de consumo, sociais e com o meio ambiente, ter comportamento participativo e ser um cidadão responsável e solidário desde pequeno independentemente de sua condição social.

O projeto pretende atuar na informação e formação de estudantes de escolas públicas e particulares, promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida. Desde 1997, a instituição fornece material didático e capacita professores e educadores de graça.

“Nossa atuação educativa pode ser percebida na mudança gradativa do comportamento do consumidor: agora a procura pela informação (pelo telefone 1512) é maior do que a reclamação. Acreditamos que nosso trabalho ajuda as pessoas a serem mais conscientes dos direitos e obrigações, e conseqüentemente menos lesadas”, esclarece a assistente técnica do Procon, Maria Cecília Thomazelli.

Educar os jovens

O método permite que o professor trabalhe a questão dos direitos e deveres do cidadão, explique como utilizar o dinheiro de forma criteriosa e discuta temas de consumo em todas as disciplinas do currículo escolar.

Destina-se à educação infantil (com atividades lúdicas), ao ensino fundamental (experiência, investigação e atitude crítica) e médio (aplicação do conhecimento em situações concretas). Por abordar conceitos de forma universal, os educadores podem ensinar e utilizar dinâmicas de acordo com as características e vivências da escola e do local.

Integram o projeto dois guias para professores, com imagens e exemplos concretos do cotidiano e também o gibi A Turma do Consuminho em que os pequenos consumidores acompanham as travessuras e desventuras do personagem em forma de ovo, o Consuminho.

Um jogo educativo, A Trilha do Consuminho, ensina conceitos brincando. Funciona assim: para o participante seguir na trilha, ele precisa responder a perguntas das placas que abordam assuntos, tais como desperdício de água e energia, importância da nota fiscal, necessidade de ler rótulos e prazo de validade dos produtos, cuidados com o lixo e higiene e os perigos da automedicação. A brincadeira só termina quando todos chegam à reta final após refletir sobre o assunto e conhecer as respostas corretas.

Cidadãos conscientes

A idéia do projeto nasceu da constatação de que as pessoas precisavam ser informadas sobre seus direitos e obrigações para decidir sobre o que adquirem ou utilizam. Além de produzir o material educativo, o Procon tem uma equipe para treinamento e orientação de professores e coordenadores que atuam como agentes multiplicadores nas escolas públicas e particulares. Hoje existem mais de 11 mil multiplicadores formados pela instituição. Escolas interessadas devem ligar para os telefones 3824-7081/7089.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

A.M.