Procon-SP: 2004 abre o ano com taxa de juros e empréstimo pessoal em queda

Das onze instituições pesquisadas, seis diminuíram e cinco mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal

qui, 08/01/2004 - 20h04 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, realizou em onze instituições financeiras, entre os dias 4 e 5 de janeiro, pesquisa de taxas de juros e cheque especial para pessoa física.

Os juros continuam em queda, porém sem grandes variações nas taxas médias deste mês. Das onze instituições pesquisadas, seis diminuíram e cinco mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal. No cheque especial, sete bancos diminuíram e quatro mantiveram suas taxas.

O Procon-SP constatou um decréscimo de 0,04 pontos percentuais em relação ao mês de dezembro para as taxas médias de empréstimo pessoal, que ficou em 5,37% a.m.. Os valores cobrados para o cheque especial atingiram o menor patamar histórico da pesquisa desde sua implementação, em janeiro de 1995.

A taxa para o primeiro mês de 2004 ficou em 8,05% a.m.. Houve redução de 0,15 pontos percentuais em relação ao mês passado.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo.

Vale lembrar que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Empréstimo Pessoal

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,37% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 5,41% a.m., significando um decréscimo de 0,04 pontos percentuais.

Cheque Especial

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,05% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 8,20% a.m., significando um decréscimo de 0,15 pontos percentuais.

Os juros continuam caindo. Das onze instituições pesquisadas, seis diminuíram e cinco mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal. No cheque especial, sete bancos diminuíram e quatro mantiveram suas taxas.

O Comitê de Política Monetária (COPOM) reduziu, em dezembro, a taxa básica da economia em um ponto percentual, de 17,50% a.a. para 16,50% a.a., sem viés. A maioria dos analistas de mercado analisam que há espaço para quedas graduais e contínuas daqui para a frente. Entretanto, o consumidor deve ser cauteloso evitando contrair dívidas nesse momento, pois no começo de ano as despesas aumentam não só pelas dívidas contraídas no final do ano passado, como também pelos impostos devidos (IPVA, IPTU), além da compra de material escolar e matrícula do colégio.