Procon: Projeto Boa Viagem orienta como aproveitar férias sem problemas

Confira dicas sobre contrato e pacotes de turismo

qua, 16/11/2005 - 13h47 | Do Portal do Governo

Com a proximidade das férias escolares e festas de final de ano, os consumidores já começam a programar o que fazer nos dias de folga. A Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, elaborou algumas dicas e orientações para que os momentos de lazer não se tornem um pesadelo.

PACOTES DE TURISMO

Após a escolha do passeio e do roteiro, deve-se avaliar o tipo de pacote: individual (personalizado) ou excursão. Os pacotes individuais são mais indicados quando se prefere maior liberdade na programação, com roteiro específico, porém normalmente trata-se de opção mais cara, nem sempre oferecida. Tanto a hospedagem como o transporte são previamente contratados, portanto datas de saída e chegada devem ser seguidas com rigor. No caso da excursão roteiros e horários são fixos, valendo a pena checar o número de pessoas que compõem o grupo.

Procure referências sobre agências de viagem com pessoas de confiança que tenham usado os serviços e acesse o cadastro das empresas reclamadas no Procon-SP, pelo telefone 3824-0446 ou pelo site www.procon.sp.gov.br.

TURISMO AVENTURA

Trata-se de uma modalidade de turismo direcionado a aventura ou ecologia como por exemplo: safari, caminhadas na mata e/ou montanha, mergulho em grutas etc. Além de certificar-se quanto a ter sua segurança física e pessoal garantida, o consumidor deve analisar se suas condições físicas são compatíveis ao programa e, ainda, ficar alerta aos cuidados na contratação do pacote.

Outro dado que não pode ser esquecido é quanto à presença de um guia especializado e competente ao tipo de programa escolhido.

RESERVA DE PASSEIOS E VIAGENS ON LINE

É certo que este é um meio muito prático, mas é bom ficar atento e se precaver com as seguintes orientações:

Consumidor deve consultar alguém que já tenha estado no local escolhido e/ou buscar informações mais precisas;

É indispensável receber uma confirmação de reserva por fax ou email;

Depósito solicitado para reserva deve ser no menor valor possível e, mediante a comprovante por escrito;

Deve ser guardado qualquer documento e anúncios publicitários referente ao pacote;

Em caso de pacotes nos quais são oferecidos serviços, deve-se imprimir a programação;

Ao consultar sites dê preferência aos registrados na Embratur;

No caso de passagens aéreas, deve-se consultar os preços com agentes de viagens, pois os sites não informam sobre combinações tarifárias que podem tornar o bilhete mais barato.

Dúvidas ou reclamações podem ser sanadas nos postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatempo Itaquera. Reclamações por fax devem ser encaminhadas ao telefone (11) 3824-0717. O telefone 151 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas.

Veja todas as dicas no site da Secretaria da Justiça: www.justica.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

J.C.