Procon: Orienta sobre pacotes oferecidos por academias de ginástica

Entre as dicas estão o cuidado com a ventilação e a higiene do local

qui, 18/09/2003 - 10h46 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, dá algumas dicas para manter a saúde do corpo e do bolso com alguns cuidados que não podem ser esquecidos na hora de procurar uma academia.

As academias de ginástica fazem várias promoções para conquistar os clientes. Isenção de matrícula, descontos, bônus e aulas grátis demonstram que as academias também suam a camisa para vender seus serviços. Na hora de escolher uma, dê preferência para uma unidade próxima à sua casa ou local de trabalho. Certifique-se da existência de um departamento de avaliação física (serviço normalmente cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos. Assim você pode se planejar tanto no horário quanto no preparo físico.

Fique atento à ventilação do espaço físico e a higiene do local, principalmente dos banheiros. Planos e formas de inscrição e pagamento diferem entre as academias. É importante que haja um contrato entre as partes especificando obrigações e direitos, condições de pagamento e os encargos por eventual atraso ou rescisão. Leia com atenção todas as cláusulas do contrato e, havendo dúvidas, esclareça-as com um funcionário do estabelecimento.

Como muitas academias trabalham com planos trimestrais, semestrais ou anuais, em que o pagamento é feito por meio de cheques pré-datados, é imprescindível verificar atentamente as condições de desistência e devolução de valores ou cheques não descontados.

Leia atentamente todos os avisos e quadros informativos espalhados pela academia. Guarde prospectos publicitários nos quais constem informações ou promoções da academia, bem como todos os comprovantes de pagamento. Caso haja algum problema futuro, estes documentos poderão lhe dar respaldo jurídico.

Personal trainer (treinador pessoal)

Se você pode exercitar-se com um professor particular, é aconselhável fazer uma pesquisa conciliando preços, que não são baixos, com a qualidade do serviço oferecido pelo profissional. Informe-se junto às grandes academias, revistas especializadas em ginástica ou mesmo conhecidos que já utilizaram estes serviços.

Verifique também suas referências, a formação universitária em educação física e cursos especializados na área. Para maior segurança, solicite que seja celebrado um contrato discriminando dados pessoais dos envolvidos, preços, forma de pagamento, reajustes, horários, reposição de aulas, data de início e término e condições para rescisão do contrato. Pode parecer exagero, mas isso evita ‘ginásticas’ desnecessárias no futuro.

Compra de equipamentos de ginástica

Antes de adquiri-los, faça uma pesquisa de preços e modelos comparando as várias opções nacionais e importadas. Todos devem vir acompanhados de manual de instruções, com informações de suas funções, conservação e limites de uso, em linguagem clara e em português. Junto ao manual, o fabricante deve oferecer uma relação de empresas que prestam assistência técnica. A lei garante ao consumidor uma garantia legal de 90 dias para vícios aparentes, mesmo que o equipamento seja importado ou usado (desde que adquirido no comércio). Exija e guarde a nota fiscal relativa à compra.

Por Rose Palma
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
V.C.