Pró-Sangue: Faculdade incentiva alunos a doarem sangue em trote solidário

Será nesta segunda-feira, dia 15

sex, 12/08/2005 - 17h12 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue vai participar de uma campanha de doação de sangue diferente nesta segunda-feira, dia 15. Trata-se do trote solidário, que tem como objetivo levar alunos, funcionários e professores da Faculdade Ítalo Brasileira, a doarem sangue, das 9 às 11 horas, na unidade Santo Amaro.

Essa é a terceira vez qua a faculdade se mobiliza para doação de sangue. Este ano, a meta é atingir 25% dos calouros.

No Brasil, ao contrário de outros países, menos de 2% da população doa sangue, enquanto que nos países desenvolvidos 8% da população doa sangue voluntária e habitualmente. ‘Este é o motivo pelo qual incorporamos esta campanha ao trote solidário’, diz o Prof. Arthur Bittes Jr., Coordenador Geral das áreas de Saúde e Educação da Faculdade Ítalo. ‘Precisamos acrescentar a doação de sangue à cultura dos alunos e despertar a sua responsabilidade social como cidadãos’, conclui.

A coleta de sangue para o preenchimernto de uma bolsa padrão de 450 ml leva de 5 a 10 minutos, dependendo do doador. O processo se inicia com algumas perguntas para verificar se o doador teve anemia e outras doenças e se ele atende às condições mínimas exigidas. Aos doadores é fornecido um hemograma completo.

Doação voluntária é aquela que é feita sem saber a quem se destina o sangue, e este tipo de gesto ainda é muito pouco praticado no Brasil. Vale ressaltar que, no nosso país, cerca de 70 % das pessoas doam sangue apenas vinculando sua colaboração a um amigo ou parente.

A Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é o maior hemocentro da América Latina e um dos três maiores do mundo em capacitação técnica e em quantidade de sangue coletado, volume que equivale a 43% do sangue consumido na Grande São Paulo, 24 % do Estado e a 7% do sangue consumido no Brasil.

Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue desenvolve suas atividades no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, onde ocupa área de 5.000 metros quadrados.

A Fundação Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 15.000 bolsas de sangue e abastece 300 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo. Volume equivalente a aproximadamente 53 % do sangue consumido na Grande São Paulo, 24% do Estado e 14% do Brasil.

Centro de referência do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação Pró-Sangue é ainda laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, membro do Serum Cells and Rare Fluids-SCARF, grupo que reúne especialistas internacionais que atuam em laboratórios de referência e fazem intercâmbio de amostras raras, e ‘twin-partner'(irmão gêmeo) do The Mount Sinai Medical Center, de Nova Iorque.

Em 1998, a instituição recebeu da British Standards Institution certificação ISO 9001, tornando-se também o primeiro hemocentro público brasileiro a ter o controle de qualidade de seus produtos e serviços testado e comprovado por um organismo de renome internacional.

Para ser doador:

Intrervalo entre doações:

  • homens – 60 dias, até 4 doações por ano;
  • mulheres – 90 dias, até 3 doações por ano.

    Requisitos básicos para doação:

  • estar em boas condições de saúde,
  • ter entre 18 e 65 anos,
  • pesar no mínimo 50 kg,
  • estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação),
  • apresentar documento oficial com foto.

    Impedimentos temporários:

  • gripe – aguardar 7 dias,
  • gravidez,
  • 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana,
  • amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses),
  • ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação,
  • tatuagem realizada nos últimos 12 meses,
  • situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses,
  • Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde a incidência de transmissão de malária é maior. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos.

    Impedimentos Definitivos:

  • Hepatite após os 10 anos de idade,
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária

    Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu do Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.

    Na dúvida, entre em contato com o Disque Pró-Sangue, 0800-55-0300