Primeiro-ministro do Canadá vem a São Paulo estreitar investimentos bilaterais

Paul Martin se encontrou com o governador Alckmin e manifestou interesse sobre a produção de álcool e etanol

seg, 22/11/2004 - 20h01 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta segunda-feira dia 22, o primeiro-ministro do Canadá, Paul Martin, no Palácio dos Bandeirantes. Objetivo do encontro foi estreitar as relações comerciais entre São Paulo e Canadá.

Das 62 companhias canadenses com investimentos diretos no Brasil, 28 têm sede em São Paulo, que é responsável por cerca de 30% das exportações brasileiras para os canadenses. Entre os principais produtos exportados estão açúcar, máquinas em geral e elétricas, automóveis, peças automotivas e ferramentas.

Para o governador a reunião foi muito importante, pois há pauta de negócios a serem discutidos, começando pela questão dos aviões. São Paulo tem a fábrica da Embraer e o Canadá, a Bombardier, que são concorrentes junto à Organização Mundial do Comércio. ‘Estamos buscando um acordo para essa questão, inclusive São Paulo já está vendendo aviões para o Canadá’.

Lembrou que naquele país há investimentos de empresas como Votorantin, Ambev e o Grupo Gerdau. ‘Há a possibilidade de mais investimentos bilaterais e os canadenses já manifestaram interesse no álcool e etanol’.

Alckmin destacou a importância da visita de chefes de Estado, como os da China, Coréia e Vietnã, que estiveram em São Paulo na última semana. ‘Essas visitas são como abrir portas, depois vem o setor privado realizando negócios, investimentos e fazendo complementaridade econômica’.

Lembrou ainda que em dezembro deste ano, o Estado deve alcançar US$ 30 bilhões de dólares em exportações. ‘São 50% a mais de exportações em relação à 2002, o que mostra que o esforço exportador de São Paulo está dando resultado, gerando emprego e renda para a população e melhorando a balança comercial brasileira’.

Carlos Prado