Primeira etapa da USP-Leste ficará pronta até o fim deste ano

Novo campus receberá 1.020 alunos, em dez diferentes cursos, a partir de 2005

sex, 10/09/2004 - 14h42 | Do Portal do Governo


As obras do novo Campus da Universidade de São Paulo (USP), na Zona Leste da Capital, estão em andamento. A primeira etapa deve ser concluída até dezembro deste ano, para início das aulas em 2005. Nesta sexta-feira, dia 10, o governador Geraldo Alckmin esteve na USP-Leste para vistoriar o prédio que está em construção. O governador afirmou que o prazo das obras está sendo cumprindo rigorosamente. Elas terminam até o fim deste ano e, até fevereiro, o prédio será equipado para o início das aulas. “A USP é de 1934. E 70 anos depois da inauguração, temos a construção do segundo campus, na Zona Leste”, lembrou.

Alckmin destacou que é necessário ter universidade para quem mais precisa. “Trouxemos a USP para a Zona Leste, uma região com 4,5 milhões de pessoas e que não tinha nenhuma faculdade pública e gratuita”, destacou.

Para que os alunos provenientes da rede pública tenham mais chances de entrar na USP, o governador destacou que o Estado está custeando cursos pré-vestibulares para 5 mil estudantes. Para ter direito ao cursinho, o aluno precisa estar matriculado em escolas públicas e ter boas notas e freqüência. As 5 mil vagas são destinadas aos estudantes de famílias de menor renda. “Temos a expectativa de conseguir um bom índice de aprovação”, disse.

Na primeira etapa está sendo construído um prédio em dois pavimentos, com área de 5,2 mil metros quadrados, que será o Núcleo Inicial Didático. A obra teve custo de cerca de R$ 4 milhões. O edifício terá oito salas de aula, dois laboratórios básicos, três salas de aulas especiais para 120 alunos, duas salas de informática, uma pequena biblioteca de consulta e salas de docentes.

O Centro de Apoio Técnico, com salas de escritório, almoxarifados e salões para uso de funcionários e docentes, está em fase final de obras, bem como a guarita de vigilância e o posto de segurança, que servirá como posto de apoio policial. Também serão feitos nessa fase de obras o sistema viário e uma terraplanagem adicional para utilização nos prédios da fase 2.

Atualmente, cerca de 125 pessoas trabalham na primeira fase da USP-Leste, dos quais, 60% são moradores da região.

  • Leia Também:
  • Segunda etapa começa no próximo mês
  • Mais de mil vagas em dez diferentes cursos
  • Candidatos podem conhecer USP-Leste em site

    Cíntia Cury