Prevenção: USP distribui cartilha sobre violência doméstica para médicos

Objetivo é orientar o profissional a lidar com mulheres que sofrem violência em casa

sex, 17/01/2003 - 11h21 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP) está distribuindo a médicos e enfermeiros de hospitais e unidades básicas de saúde da cidade de São Paulo a cartilha “O que devem saber os profissionais de saúde para promover os direitos e a saúde das mulheres em situação de violência doméstica”.

A publicação é fruto de um trabalho realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da FM e da organização não-governamental Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, sob coordenação da professora Lilia Schraiber e da pesquisadora Ana Flávia d’Oliveira. O objetivo é orientar o profissional a lidar com casos de mulheres que enfrentam situações de violência em casa, melhorando a assistência às vítimas.

Desde 1996 existe um Guia de Serviços com informações sobre violência doméstica contra as mulheres, em duas versões: para profissionais que lidam diretamente com situações de violência e para usuárias. Inclui uma relação dos serviços especializados, como assistência policial, jurídica, psicossocial e médica.
A distribuição da cartilha e do guia é livre é gratuita. Exemplares podem ser adquiridos por qualquer instituição interessada, basta estabelecer contato.

Mais informações podem ser obtidas: (0XX11) 3066-7444, pelo site
www.mulheres.org.br

V.C.