Prevenção: Saúde intensifica vacinação contra febre amarela nas férias

Desde 2000 o Estado não apresenta casos da doença

seg, 01/12/2003 - 14h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende reforçar a vacinação contra febre amarela nestas férias. O objetivo é imunizar viajantes com destino a áreas de risco no país e manter a doença fora do Estado, como já vem acontecendo desde 2000.

Quem vai passar férias nas regiões Norte e Centro-Oeste do país deve tomar cuidado especial, pois há municípios onde a doença é endêmica, especialmente em Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, os Estados do Maranhão e do Piauí também merecem atenção especial, assim como, no Sudeste, Minas Gerais. A vacina deve ser aplicada 10 dias antes da viagem. Viajantes que pretendem descansar em áreas ribeirinhas ao Rio Grande, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, também devem se prevenir e tomar a vacina.

A vacina contra a febre amarela é disponibilizada gratuitamente em todos os postos de saúde do Estado e nos postos de Saúde do Viajante, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, nas rodoviárias Barra Funda e Tietê e no Hospital das Clínicas de São Paulo. Uma dose torna o viajante imunizado contra a doença por 10 anos.

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da Dengue. Causada por um vírus do gênero Flavivírus, a doença tem como sintomas febre alta, dor de cabeça e lombar, náuseas, vômito, prostração e calafrios.

O Estado de São Paulo não registra caso da doença desde 2000, quando duas pessoas contraíram febre amarela (desde 1990 estes são os únicos casos). Em todo o país, foram registrados 62 casos da doença e 23 óbitos neste ano.

Somente o Estado de Minas Gerais foi responsável por 57 casos da doença e por 20 mortes. Os demais casos foram registrados no Acre e no Mato Grosso.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.