Prevenção: Números da Saúde indicam queda nos casos de dengue

Redução foi de 50% em relação ao mesmo período do ano passado

qui, 13/11/2003 - 8h48 | Do Portal do Governo

Os casos de dengue no Estado de São Paulo caíram 50%. Até outubro, havia registro de 20 mil ocorrências contra 40 mil no mesmo período do ano passado. Os números são do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria de Estado da Saúde. A forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica, também apresentou menor incidência de casos neste ano: até 20 de outubro, com uma morte, contra 31 em todo o ano de 2002, quando ocorreram cinco casos fatais.

‘Os números são resultado do esforço conjunto da população e da secretaria. Mas ainda é preciso que cada cidadão ajude, mantendo sua casa livre de ambientes propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além dos 182 agentes de saúde, outras 500 pessoas das frentes de trabalho foram contratadas pela secretaria para auxiliar no combate à doença. Elas alertam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar criadouros de mosquitos.

Para eliminar os casos de dengue no Estado de São Paulo, a secretaria da Saúde conta com o apoio da população, que deve continuar vigilante sobre possíveis focos da doença em suas casas.

As caixas-d´água, um dos principais criadouros do mosquito, devem ser limpas regularmente e mantidas tampadas. O mesmo procedimento vale para bacias, baldes, pneus velhos, piscinas e garrafas.
‘Se cada cidadão cuidar do seu espaço, eliminando materiais inservíveis e recipientes com água parada, em pouco tempo não teremos mais focos da doença no Estado’, justifica o diretor da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho Silva.

Cuidados para evitar a água parada

  • Vasos
    Colocar areia nos pratos e furá-los para a água escoar. Lavar e escovar os vasos e pratos periodicamente. Plantas aquáticas devem ter a água dos vasos trocada duas vezes por semana.

  • Pneus
    Devem ser guardados em local seco e coberto. Quando utilizados para balanço, devem ser furados na parte de baixo.

  • Garrafas retornáveis
    Devem ser lavadas, secadas e guardadas em local coberto, sempre com a boca tampada.

  • Cacos de vidro em muros
    Os gargalos e fundos das garrafas devem ser quebrados ou preenchidos com cimento onde há acúmulo de água.

  • Caixas d´água
    Devem ser mantidas tampadas, e a limpeza deve ser periódica.

  • Filtros ou potes com água
    Manter bem tampados. Quando não houver possibilidade de vedação, deve-se colocar um pano embaixo da tampa ou pires utilizado para fechar o recipiente.

  • Calhas e lajes
    Manter sempre limpas, desentupidas e sem pontos de acúmulo d´água

  • Ralos
    Devem ser telados. Adicionar sal após cada chuva ou lavagem do local. Jogar água sanitária ou detergente semanalmente.

  • Baldes e bacias
    Devem ser mantidos virados para baixo e em local coberto.
    Bandejas de geladeira e de aparelhos de ar-condicionado
    Lavar duas vezes por semana. Colocar mangueira ou furar a bandeja do aparelho.

  • Piscina
    Em períodos sem uso, a água deve ser reduzida ao menor nível possível. Aplicar água sanitária semanalmente. As piscinas infantis devem ser lavadas semanalmente e ter a água trocada.

    Turma da Mônica ajuda a conter o mosquito

    Desde o dia 8, a Secretaria da Saúde está distribuindo 6 milhões de gibis da Turma da Mônica para os alunos de 7 a 12 anos da rede estadual de ensino, composta por aproximadamente 6 mil escolas. A publicação, que contém passatempos educativos sobre a doença e dicas para combater o mosquito transmissor, faz parte do projeto Agentes Mirins de Combate à Dengue.

    O objetivo é informar as crianças sobre os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação da dengue e transformar esse público em agentes mirins de combate, com a ajuda da Mônica e sua turminha bastante famosa. Entre as brincadeiras da revista, estão caça-palavras, palavras cruzadas, jogo dos sete erros e jogo do labirinto. “Além de aplicarem o que aprenderam em suas casas, as crianças envolverão toda a família nas brincadeiras propostas”, afirma o secretário Barradas.

    Os gibis foram produzidos pela Secretaria da Saúde em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Souza. O trabalho editorial ficou a cargo da Imprensa Oficial do Estado, com apoio da Nossa Caixa, Sabesp e Secretaria de Estado da Educação.

    De Otávio Nunes, da Agência Imprensa Oficial

    C.C.