Prevenção: IPT treina moradores contra incêndios em favela de São Paulo

Programa foi implantada no Jardim Vila D'Alva, no Butantã

qui, 10/04/2003 - 9h23 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do IPT


O Instituto de Pesquisas de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) implantou nesta quarta-feira, dia 9, um Programa de Segurança contra Incêndios – elaborado pelos pesquisadores do Laboratório de Segurança ao Fogo -, no Jardim Vila D’Alva, no Butantã.

Cerca de 46 mil incêndios foram registrados no Estado de São Paulo somente no ano de 2001. As populações que vivem em assentamentos precários, como em favelas, são algumas das que mais sofrem com este problema, devido à explosiva combinação de um grande número de casas de madeira, da falta de informação e da ausência de equipamentos de segurança adequados.

“Especialmente nestes locais há interação constante entre fontes de calor e grande quantidade de materiais combustíveis”, afirma José Carlos Tomina, o pesquisador do IPT que coordena o projeto. “Tal situação, somada ao despreparo da comunidade e à falta de equipamentos para desenvolvimento de ações emergenciais, torna extremamente alto o risco de início de incêndio e de sua propagação”.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, displicência na realização de atividades domésticas (cozinhar, passar roupa, acender velas), imprudência de fumantes, brincadeiras de crianças, instalações elétricas inadequadas e “incendiarismo” estão entre as principais causas de incêndios.

Tomina ressalta ainda que não basta orientar a população sobre como agir em casos de incêndio. Um trabalho educativo ensinando a comunidade a prevenir ocorrências do tipo também é fundamental. “Há casos onde, em poucos minutos, o incêndio atinge proporções tão grandes que torna-se impossível o controle mesmo com o auxílio do Corpo de Bombeiros”, revela.

V.C.