Prevenção: Hospital Darcy Vargas investe em prevenção de Saúde Bucal de forma lúdica

Atividades em comemoração a IV Semana de Saúde Bucal vão até sexta-feira, dia 24

qui, 23/10/2003 - 9h05 | Do Portal do Governo

Os cuidados com a saúde bucal devem se iniciar quando aparecem os primeiros dentinhos do bebê e se estendem pela vida toda. Com o objetivo de prevenir e reforçar os hábitos de higiene entre as crianças, o Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV) vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, está comemorando a IV Semana de Saúde Bucal, desde segunda-feira, dia 20. As atividades ligadas ao tem serão realizadas até sexta-feira, dia 24, de forma lúdica e com muita diversão. ‘A prevenção em saúde bucal é essencial na formação de uma população saudável’, afirmou Elvira Marana S. Bueno, Supervisora da Equipe de Odontopediatria do HIDV.

Durante esta semana estão sendo realizadas diversas atividades: teatro infantil, palestras educativas, concursos de frases, distribuição de kit de higiene (escova, fio-dental e pasta) e brindes, além da participação de contadores de histórias.

Programação:

Dia 23 – Quinta-feira
10h – Peça teatral infantil sobre saúde bucal com membros do grupo de voluntários Beija-Flor.
14h – Palestra educativa com a utilização de material didático sobre como prevenir a cárie, com profissionais do setor de Odontopediatria do hospital.

Dia 24 – Sexta-feira
10h – Teatro de fantoches com a participação de profissionais do setor de Odontopediatria do hospital.
12h – Distribuição de prêmios e encerramento.

O atendimento do setor de Odontopediatria do HIDV se restringe a crianças com câncer, diabetes, Síndrome de Down, problemas psiquiátricos, neurológicos, renais e do coração. Eles são considerados, pelos dentistas, pacientes com necessidades especiais, pois exigem do profissional mais atenção e cuidado.

O hospital é referência, pela Secretaria de Estado da Saúde, no atendimento a pacientes com necessidades especiais. Os especialistas possuem o título de Especialista no Tratamento de Pacientes com Necessidades Especiais, expedido pelo Conselho Federal de Odontologia, há mais de 10 anos.

São mais de mil crianças carentes atendidas por mês oriundas de todas as regiões da capital, Estados e de países da América Latina. São oferecidas 34 especialidades – oncologia, pneumologia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, dermatologia, urologia, ortopedia, nefrologia, entre outras.

O hospital fica na R. Dr. Seráphico de Assis Carvalho, 34, Morumbi, São Paulo.

C.C.