Prevenção: Grupo Prevenir volta a visitar funcionários do Instituto do Sevidor Público

Programa humaniza também relação do hospital com funcionários

sex, 06/06/2003 - 9h57 | Do Portal do Governo

Os grupos de trabalho das secretarias de Estado que participam do Programa Prevenir Iamspe voltarão a visitar os funcionários nos locais de trabalho, tanto na Capital, quanto no Interior, com a Campanha do Câncer Ginecológico, que deverá mobilizar mais mulheres.

Ainda dentro do propósito de conscientização, o programa realiza três módulos de palestras educativas: tabagismo, atividade física (sedentarismo) e sobre hábitos alimentares (nutrição).

Entre os programas de prevenção entre os funcionários existentes na instituição estão o Programa de Saúde do Trabalhador (PST), que atualmente atende funcionários da Baixada Santista e Botucatu, e o Programa Prevenir Iamspe. ‘Queremos dar condições adequadas de trabalho aos funcionários públicos. Conseguindo isso, não teremos tantas doenças ocupacionais. Não há humanização possível com o paciente, se não humanizarmos a relação com os funcionários’, afirmou o superintendente do Iamspe, doutor Milton Flávio Marques Lautenschlager.

O superintendente destacou a importância do Programa Prevenir, lembrando que ele cuida do funcionário em seu local de trabalho. ‘Isso é importante porque muitos não fazem exames por não poderem sair do trabalho ou mesmo por vergonha’, disse.

A doutora Maria Ângela de Souza Ferreira, nova diretora do Hospital do Servidor, afirmou que a lógica de trabalho no hospital será a da humanização para o paciente e também para o funcionário.

Segundo Maria Ângela, a importância do Programa Prevenir está justamente em trabalhar com a prevenção. Dessa maneira, afirma ela, o funcionário adoece menos e trabalha melhor. Além disso, prevenir doenças não é tão caro quanto cura-las. “Acredito que essas mudanças também trarão melhorias para os funcionários, pois quando se trabalha num ambiente agradável todos se sentem melhor”, enfatizou.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe

C.C.