Prevenção: Estado intensifica conscientização de jovens no período pré-carnavalesco

Objetivo é alertar para o perigo das doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência

qua, 19/02/2003 - 12h36 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai iniciar, nesta quinta-feira, dia 20, o treinamento de 400 monitores da Secretaria da Saúde que atuam no Programa Parceiros do Futuro, – no qual escolas são abertas nos fins de semana oferecendo atividades culturais, esportivas e educativas -, com o objetivo de intensificar a conscientização de jovens para os perigos das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez na adolescência.

O treinamento será realizado das 18 às 22 horas e vai permitir que os monitores realizem dinâmicas de grupos com os estudantes no fim de semana anterior ao carnaval.

“Nos meses de novembro e dezembro verificamos que há aumento no número de nascimentos de bebês. Isso significa que as mulheres, inclusive as adolescentes, engravidam mais durante o período de carnaval. Por isso há a necessidade de uma ação mais intensa de conscientização, principalmente com os jovens”, explica a coordenadora do programa de Saúde da Mulher do Governo do Estado, Albertina Takiute.

A coordenadora faz questão de ressaltar que a prevenção e a conscientização de jovens são ações ininterruptas do Programa de Saúde do Adolescente do Estado. Na Capital, mais de 100 jovens são atendidos diariamente na Casa do Adolescente, que funciona na Zona Oeste da Capital e oferece atendimento médico, odontológico e atividaes voltadas à prevenção, orientação e desenvolvimento. “As ações na Casa do Adolescente não param”, orgulha-se Takiuti.

Na próxima semana, o programa de Saúde do Adolescente estará iniciando um curso que abordará cuidados com a sexualidade e plano de vida, numa ação coordenada com unidades do Interior (São Roque, Araraquara, Jacareí, Votuporanga, Mirassol e Itapetininga), que são municipalizadas.

O curso Adolescentes Multiplicando a Prevenção é dirigido a todos os jovens com mais de 10 anos de idade. É gratuito e será realizado das 11 às 14 horas, sempre na última quinta-feira do mês, de fevereiro até maio. Entre os temas, estão a relação do adolescente com a família, com a turma, com o futuro, com os riscos e com a sexualidade.

A Casa do Adolescente fica na Rua Ferreira de Araújo, 789, atrás do Posto de Saúde Pinheiros, na Zona Oeste da Capital. O telefone é (11) 3819-2022.

Cíntia Cury