Prevenção: Defesa Civil realiza simulado de desastre em Santos

Será na próxima segunda-feira, dia 15, às 14 horas

seg, 15/12/2003 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado realizará nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, às 14 horas, simulado de desastre, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Município de Santos. Trata-se de exercício inédito na região, porque representará, pela primeira vez, um desastre misto, isto é, provocado por causas naturais com consequências tecnológicas: será representado o rolamento de rocha, provocando um acidente de trânsito entre um carro de passageiros, um ônibus e um caminhão transportando líquido inflamável corrosível, que deverá ‘vazar’ e provocar intoxicação por inalação nos passageiros do ônibus e do veículo. Dez vítimas serão atendidas por profissionais da saúde.

O evento exigiu um planejamento rigoroso e detalhado das equipes e profissionais envolvidos que, no último mês, vêm se preparando para uma atuação conjunta e integrada, envolvendo mais de 12 diferentes órgãos e entidades, 120 pessoas e aproximadamente 33 veículos.

A Defesa Civil conta, para este evento, com a parceria da CET, Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cetesb, Suatrans, Secretaria do Meio Ambiente, Empresa Estrada, Administração Regional Zona Oeste, Secretaria de Obras e Serviços Públicos – Geologia e Guarda Municipal.

O principal objetivo é o aperfeiçoamento da integração e do tempo resposta dos órgãos que atendem às emergências na região de Santos e, principalmente, preparar a comunidade para prevenir e enfrentar, com maior segurança, os desastres locais.

Estima-se a participação efetiva durante o exercício do número mínimo de 200 pessoas, integrantes do poder público e comunidade local.

Da Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil