Prevenção: Baixada Santista recebe reforços para o combate ao mosquito da dengue

Serão liberados R$ 3 milhões para a ação

seg, 21/10/2002 - 19h03 | Do Portal do Governo

Considerada área de risco de epidemias de dengue, a Baixada Santista está recebendo recursos adicionais para reforçar as ações de controle à doença nos nove municípios da região, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Guarujá e Bertioga.

A liberação da verba adicional de R$ 3 milhões será utilizada para combater o mosquito transmissor da doença. O evento ocorre durante reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, marcada para esta terça-feira, dia 22, às 10 horas no Rotary Club de Mongaguá.

Os recursos adicionais são provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e permitiram a contratação de mais 350 pessoas para ampliar as equipes que já estão trabalhando nos municípios da Baixada Santista. Os novos contratados estão em treinamento e devem sair a campo esta semana para localizar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

‘O Estado buscou o Ministério, que liberou a verba. Trata-se de um acréscimo ao programa usual. Não estamos iniciando nada agora. As ações estão acontecendo desde o início do ano e não foram interrompidas’, explica o superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva.

As ações de controle da dengue são realizadas pelos municípios com coordenação e apoio técnico do Governo do Estado, por intermédio da Sucen. ‘A reunião desta terça-feira deve marcar o início dessas atividades’, afirma Jacintho.