Presidente do Fundo Social participa de festa junina na Estação da Lapa

Trabalho busca propiciar aos portadores de necessidades especiais e à comunidade em geral oficinas esportivas, culturais e profissionalizantes

sex, 27/06/2003 - 17h56 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, se emocionou ao participar, nesta sexta-feira, dia 27, da festa junina dos usuários da Estação Especial da Lapa. “Para mim, tomar parte nesta festa é motivo de alegria e emoção. O trabalho da Estação Lapa busca propiciar aos portadores de necessidades especiais e à comunidade em geral oficinas esportivas, culturais e profissionalizantes. Esta festa representa um momento de confraternização, no qual as famílias, os alunos e os funcionários podem ter um momento de descontração pelo final do semestre e, juntos, comemorar a conclusão de mais uma importante etapa de suas vidas”, afirmou Maria Lúcia.

A Estação Especial da Lapa é uma unidade do Fussesp que oferece atendimento gratuito e promove cursos profissionalizantes, programa de esporte adaptado e oficinas culturais aos portadores de deficiências auditivas, físicas, visuais, mentais e múltiplas, com idade acima de 14 anos.

O objetivo é possibilitar que o portador de necessidades especiais desenvolva melhores condições para a estabilidade física e clínica, além de incentivar a integração e a participação.

Durante o evento foram distribuídos espetinhos de churrasco, pastel, algodão-doce, pipoca, cuscus, bolos e comidas típicas de festas juninas. Nas brincadeiras, tais como, pescaria, jogo de latas, boca do palhaço, entre outras, todos os participantes receberam um brinquedo ou uma lembrança.

“Tudo que é servido nesta festa é gratuito. As pessoas podem participar das atividades, comer e beber à vontade. Nós temos uma parceria muito importante com a Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa, que é co-patrocinadora deste evento e por meio de várias doações de empresas, foi possível organizar esta festa tão bonita e alegre”, enfatizou o chefe de gabinete do Fussesp, Nelson Hervey Costa.

O diretor interino da Estação Lapa, Cândido Espínola Jr., por sua vez, ressaltou a importância das parcerias firmadas pela instituição no desenvolvimento de seus programas. “Nós temos oficinas culturais, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, e também parcerias com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, com a Faculdade de Belas Artes, com o Hospital das Clínicas de São Paulo (Departamento de Medicina de Reabilitação) e com o Senai. O infocentro da Estação atende visitantes e alunos, servindo como meio de integração digital. Estamos implantando novos projetos de capacitação e inclusão social, e isto representa um trabalho muito importante”, destacou ele.

A festa, que durou das 14 às 17 horas, reuniu cerca de 1.200 pessoas entre alunos, familiares, voluntários, funcionários e convidados. Durante a apresentação da quadrilha, composta por alunos e funcionários da Estação Especial da Lapa, a animação foi geral.

Jorge Romão