Presidente do Fundo Social, Maria Lúcia Alckmin, entrega kits para implantação da padaria artesanal

nd

qua, 19/12/2001 - 14h41 | Do Portal do Governo

Durante a entrega de donativos para familizas carentes da das favelas da Paz (antiga Urubu) e Paraguai, na Vila Prudente, Zona Leste da Capital, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Maria Lúcia Alckmin, distribuiu kits para a implantação da padaria artesanal. A iniciativa faz parte do plano de geração de emprego e renda do Governo do Estado, cujo objetivo é ampliar as perspectivas das populações de baixa renda, além de melhorar a qualidade da alimentação nas comunidades assistidas.

O Fussesp recebe kits de padarias da iniciativa privada, repassa às entidades assistenciais e capacita pessoas da comunidade para atuarem como multiplicadores. O curso de capacitação, que dá direito a certificado, ensina métodos de panificação com diferentes tipos de pães e noções básicas de higiene.

Cada kit custa R$ 710,00 e é composto por uma balança mecânica com capacidade para 10 quilos, um liqüidificador industrial com capacidade para dois litros, quatro assadeiras de alumínio, uma batedeira doméstica com capacidade para 2,5 litros, um forno a gás e um bujão de gás de 13 quilos.

Neste ano, o Fussesp recebeu e está repassando 1.013 kits de padarias, que estão sendo implantadas em 621 municípios e 279 entidades da Capital. Segundo Maria Lúcia, outros 500 kits já estão garantidos para 2002. ‘Isso é apenas o começo’, afirmou.

Para participar do programa de Padarias Artesanais, associações e municípios se cadastram no Fundo Social de Solidariedade do Estado e definem dois participantes para o curso de panificação, que é ministrado por técnicos do Governo. Uma vez capacitados, esses participantes vão repassar os conhecimentos às comunidades. O kit só é entregue ao final de todo esse processo de capacitação.