Presidente da Febem toma posse e anuncia mudanças na instituição

Solenidade foi nesta quinta-feira, dia 9, na Corregedoria do Estado

qui, 09/01/2003 - 16h23 | Do Portal do Governo


O novo presidente da Febem – Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor – Paulo Sérgio de Oliveira e Costa tomou posse, nesta quinta-feira, dia 9, na Corregedoria do Estado da Secretaria do Governo. Ele disse que pretende aprofundar os programas de internação com os recursos pedagógicos da Secretaria da Educação, e a liberdade assistida com o apoio de parcerias envolvendo todos os segmentos da sociedade.

Durante a posse, o novo presidente também comentou sobre a construção de unidades menores distribuídas em diversas regiões do Estado e a geração de empregos para os jovens. ‘Nós vamos criar diretorias específicas para a área pedagógica e o Centro de Formação Profissional e, para isso, vamos aumentar o diálogo com os magistrados, empresas, religiosos, polícia e a imprensa’, disse Oliveira e Costa.

Ele reconhece as dificuldades do cargo e acredita na recuperação dos cerca de 12,8 mil internos. ‘Esses jovens têm um comprometimento afetivo transformando-os em agentes ou réus do crime e da violência”, disse o presidente, acrescentando que é preciso superar esse desafio com uma perspectiva mais humanista.

O Secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, falou sobre as raízes da violência. ‘Nós somos produtos do meio em que vivemos. Amenizar a violência é o maior desafio do século XXI. Vamos aplicar uma política democrática com uma visão de descentralização por meio de parcerias. Não há mágica na recuperação desses jovens. Há trabalho ‘, conclui Chalita.

O fechamento da Unidade da Febem em Franco da Rocha, o apadrinhamento de menores por parte das empresas, a melhoria no atendimento da liberdade assistida e um grande Fórum a ser realizado no final de fevereiro, foram as medidas anunciadas pelo secretário da Educação durante a posse.

O novo presidente e o secretário visitarão na próxima semana todas as Unidades da Febem. ‘Primeiro vamos conhecer as Unidades. Diante das denúncias, o diálogo será mais aberto. Vamos utilizar o apoio dos Conselhos Gestores nesse processo’, disse o presidente.

Os especialistas acreditam que o jovem submetido a circunstâncias de vulnerabilidade transformam-se em vítima dos processos de violência e esse desafio precisa ser enfrentado por um trabalho conjunto entre a escola, a família, comunidade, ONGs e demais instituições responsáveis pela proteção à infância e à adolescência. A incorporação da Febem à Secretaria de Estado da Educação é um reforço para o desenvolvimento dessas idéias.

Também participaram da solenidade, o secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, e a ex-presidente da Febem, Maria Luíza Granado.

Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Tels.: 3218-2062/2063/2925

GB