Prêmio: Unicamp leva 5 prêmios no Melhores Universidades

Evento foi realizado no Teatro Abril

qui, 15/09/2005 - 19h51 | Do Portal do Governo

A Unicamp recebeu, no Teatro Abril, em São Paulo, cinco dos 36 prêmios oferecidos pelo Guia do Estudante, dentro da primeira edição do Prêmio Melhores Universidades. Os cursos de Odontologia, oferecido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), na área de Ciências da Saúde e o de História, oferecido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), na área de Ciências Humanas, foram os vencedores na categoria Corpo Docente; o curso de Química, oferecido pelo Instituto de Química, levou a melhor na área de Ciências Exatas e da Terra, na categoria Instalações. Os cursos de Física, do Instituto de Física Gleb Wataghin, na área de Ciências Exatas e da Terra e Pedagogia, ministrado na Faculdade de Educação, na área de Ciências Humanas, foram os vencedores na categoria Empregabilidade. O reitor da Unicamp, professor Tadeu Jorge, recebeu o prêmio pelo Instituto de Química. Representantes do IFCH, IQ, FE e do IFGW estiveram no Teatro Abril recebendo seus prêmios.

“Cinco prêmios são um número excelente em termos de premiação, considerados os 57 cursos de graduação que a Unicamp oferece”, destacou o reitor Tadeu Jorge no Teatro Abril, após a cerimônia. A única universidade que obteve um número maior de prêmios, a Universidade de São Paulo, tem 168 cursos de graduação. Para o reitor, o prêmio deixa claro o reconhecimento do trabalho da Universidade e representa um estímulo para que se busque a melhoria dos cursos. “Temos razão de ficar orgulhosos por estes cinco prêmios”, declarou também o pró-reitor de Graduação da Unicamp, professor Edgar Salvadori de Decca.

Mário Fernando de Góes, diretor-associado da FOP, recebeu o prêmio de sua unidade, juntamente com Alexandre Zaia, coordenador de Graduação. Góes disse que a FOP renovou seu corpo docente nos últimos anos. Hoje, os professores e pesquisadores estão na faixa de 35-40 anos. “Para a FOP é um momento histórico”, disse Góes. Segundo ele, a Odontologia de Piracicaba responde por grande parte da excelência da pós-graduação da área.

Presenças – A entrega do Prêmio Melhores Universidades contou com a presença do ministro Fernando Hadad, da Educação; do ex-reitor da Unicamp e ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza; e do secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, entre outras personalidades da área de Educação. Hadad brincou que ia repensar a forma de relacionamento do Governo Federal com as universades mantidas pelo MEC, já que muitas delas receberam prêmios na área de instalações. Citou nominalmente a Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, que periodicamente reivindica novas verbas federais. Hadad pediu para que todos pensassem a “Educação acima das ideologias” e que se criasse um “pacto pela agenda Educação”.

Roberto Civita, presidente do Grupo Abril, lembrou que o Guia do Estudante, Publicação que está fazendo 15 anos, inovou ao criar o Prêmio Melhores Universidades. “Estamos aqui para a celebração da excelência, não uma excelência qualquer”, destacou. Como ele, Fábio Barbosa, do Banco Real, patrocinador do prêmio, mostrou os investimentos da instituição bancária na área da educação. Destacou o Projeto Escola Brasil e a presença do Real Universitário em mais de 200 universidades.

Nando Reis – A festa no Teatro Abril não ficou restrita aos discursos e à entrega de prêmios. O cantor Nando Reis rompeu qualquer formalismo que a festa pudesse ter. Nando, que declarou não ter completado seu curso superior, se disse ‘feliz por estar no meio de gente que quer dar um jeito no país”. No mesmo espírito, o apresentar Paulo Bonfá, da MTV, abriu a solenidade destacando sua passagem pela Fundação Getúlio Vargas, pelo curso de Economia da USP e pelo MBA na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Relembrou que seu público é formado por uma juventude entre 15 e 24 anos, futuros ou atuais universitários.