Prêmio: Sabesp é novamente finalista do prêmio ANEFAC

Transparência em resultados financeiros foi elogiada

ter, 30/09/2003 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, foi uma das finalistas do 7.º Prêmio ANEFAC, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis (FIPECAFE), na quinta-feira, dia 25, na capital.

O Prêmio ANEFAC foi instituído em 1997 e é o mais importante para os
profissionais ligados ao mercado econômico-financeiro e de contabilidade do país. No ano 2000, a Sabesp foi a vencedora e esteve entre as finalistas nas outras seis premiações. Empresas como a Klabin, Copel e, Embraer também já foram reconhecidas como responsáveis pelos balanços mais transparentes entre as empresas de capital aberto, com ações negociadas na BOVESPA.

Durante a entrega do 7º prêmio ANEFAC, o presidente da FIPECAFE, Ariovaldo dos Santos, chamou atenção para a importância da apresentação de demonstrações financeiras transparentes pelas empresas radicadas no Brasil.

Santos, um dos mais respeitados professores de ciências contábeis do país, foi duro em seu discurso durante o evento, citando dezenas de grandes empresas brasileiras e multinacionais, responsáveis pelo faturamento anual de US$ 29 bilhões que, por terem capital fechado, simplesmente não divulgam seus resultados publicamente.

A jornalista Salete Lemos, que apresentou a entrega do Prêmio
também foi incisiva na crítica às empresas que não se preocupam com a transparência na divulgação de seus resultados.

A empresa que ganhou o prêmio de demonstração contábil com maior transparência este ano foi a Companhia Vale do Rio Doce, a maior produtora de minério de ferro do mundo, um dos grupos mais complexos do país, com negócios nos setores de mineração, logística, energia e transportes.

A escolha do prêmio passa por várias etapas. No primeiro momento,
alunos da Fundação Getúlio Vargas juntamente com executivos da ANEFAC e da FIPECAFI selecionam os melhores balanços de 2 mil empresas. Na segunda fase, são escolhidas as 500 melhores demonstrações e, na última etapa, todos os profissionais envolvidos no processo escolhem as dez finalistas.

Representando a Sabesp, estiveram o diretor Econômico Financeiro, Rui de Britto Alvares Affonso e o superintendente de
Contabilidde, Iassuo Hagy.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/ L.S.