Prêmio: IPT ganha prêmio Finep 2002 de Inovação Tecnológica

Foi o vencedor na categoria Instituição de Pesquisa

sex, 27/09/2002 - 19h15 | Do Portal do Governo

No último dia 26, foram anunciados os vencedores do Prêmio Finep 2002 de Inovação Tecnológica – Etapa Nacional. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) venceu na categoria Instituição de Pesquisa.

O anúncio dos vencedores do Prêmio Finep 2002 de Inovação Tecnológica – Etapa Nacional foi feito no palácio do Itamaraty, em Brasília. A cerimônia contou com as presenças do presidente Fernando Henrique Cardoso, do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, e do presidente da Finep, Financiadora de Estudos e Projetos, Mauro Marcondes Rodrigues.

Para o presidente Fernando Henrique, o País precisa avançar ainda mais na pesquisa aplicada. Pequenos avanços técnicos geram patentes, produzem grandes transformações. Para que se produza inovação, é indispensável unir o público e o privado, enfatizou.

Para outro presidente, o do Conselho de Orientação do IPT, Alberto Pereira de Castro, a conquista revigora o trabalho das equipes de pesquisa. O IPT disse ele se rejuvenesce com este prêmio. O IPT concorreu e foi o vencedor na categoria Instituição de Pesquisa.

Os demais concorrentes nesta categoria foram: Fucapi Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica do Amazonas; Lactec Instituto Tecnológico para o Desenvolvimento do Paraná; Cesar Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, Pernambuco; Embrapa Gado de Corte no Mato Grosso do Sul.

Para disputar a Etapa Nacional, as instituições finalistas haviam se qualificado ao vencer concurso nas suas regiões. O IPT foi o vencedor com um conjunto de 18 projetos tecnológicos inovadores.

Todos eles têm forte interação com o setor produtivo e podem gerar impactos sócio-ambientais importantes (veja a relação). Na ocasião da premiação regional, em Vitória/ES, Antonio Rigo, pesquisador do IPT responsável por um dos projetos concorrentes, manifestou-se sobre a conquista.

Não tem preço para um pesquisador sair de sua rotina e ver que o resultado do seu trabalho tem uma dimensão maior. Conquistamos um reconhecimento com a importância que tem o Prêmio Finep de Inovação.

A proposta de apresentar o IPT em diálogos virtuais, numa TV digital interativa, foi viabilizada pela parceria com a Cidade do Conhecimento www.cidade.usp.br . A linguagem também inovou, estabelecendo uma fina sintonia em metalinguagem com o conteúdo técnico do concurso.

O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica estimula a inovação das empresas no campo tecnológico, com destaque para projetos que gerem resultados de impacto para a sociedade brasileira. A ação da Finep tem como objetivo sensibilizar o ambiente empresarial, para ampliar investimentos na área tecnológica em conformidade com as diretrizes do Ministério da Ciência e Tecnologia e a política operacional da empresa.

Este ano, o prêmio teve 355 competidores. Um crescimento de 70% no número de empresas inscritas em relação ao ano anterior e inéditas 27 instituições de pesquisa.