Prêmio: Escola Pública do Estado ganha o ‘Oscar da Educação’

Educadora da Região de Ourinhos recebe prêmio 'Professor Nota 10'

qui, 09/10/2003 - 9h25 | Do Portal do Governo

Nota 10 para a Escola Pública do Estado de São Paulo. A professora Elaine Maria Nocera Kaizer foi a grande vencedora entre os 12 finalistas do Prêmio Victor Civita/Professor Nota 10 – uma espécie de Oscar da Educação -,entregue na terça-feira, dia 7, no Teatro Abril, em São Paulo.

O reconhecimento do seu talento como educadora foi motivado pelo trabalho que realizou com alunos da 7.ª série da Escola Estadual Orlando Quagliato, na cidade de Ourinhos, sobre os efeitos do alcoolismo.

Atualmente como coordenadora-pedagógica da Escola Estadual Júlio Mastrodomenico, em Itaussu, município próximo de Ourinhos, Elaine conseguiu, por meio de muita informação científica, conscientizar os alunos, e indiretamente seus familiares, a respeito dos riscos do consumo constante de bebidas alcóolicas, problema grave por viverem em uma região canavieira.

‘O projeto é muito simples. Ele só foi possível, no entanto, porque tive apoio da escola e dos conhecimentos proporcionados pelos cursos de capacitação oferecidos pelo Governo do Estado. O resto veio com muito amor e o afeto que dediquei aos alunos, ensinamentos difundidos pelo Secretário Gabriel Chalita’, diz.

O Secretário-Adjunto da Educação, professor Fábio Saba, que representou o Secretário no evento, disse que o projeto da educadora de Ourinhos reforça a tese de que as idéias brilhantes partem de iniciativas simples. Ele destacou também a amplitude da ação, que mexeu com a família e com a comunidade. ‘Acredito que o exemplo da Elaine servirá de estímulo para todos os professores da rede’, declarou Saba. O Secretário-Adjunto ressaltou ainda a atualidade do tema que professora trabalhou junto à comunidade.

Além do prêmio de R$ 7,5 mil por ter ficado entre os 12 finalistas do prêmio, Elaine receberá mais R$ 10 mil da Fundação Victor Civita, entidade mantida pela Grupo Abril, por ter sido eleita a Professora do Ano entre os mais de quatro mil trabalhos inscritos. Ela terá direito ainda a uma bolsa de estudos em Londres, com todas as despesas pagas.

Por parte do Governo do Estado, a iniciativa da professora merecerá reconhecimento no almoço que o governador Geraldo Alckmin oferecerá em 15 de outubro, Dia do Professor, no Palácio dos Bandeirantes. No evento em homenagem aos educadores da rede, Elaine estará presente entre as 89 dirigentes de ensino do Estado, além da participação um professor de cada DE.

Na platéia do Teatro Abril, uma das convidadas mais entusiasmadas pela conquista de Elaine era a dirigente de ensino de Ourinhos, Maria Regina Pereira de Araújo, que liderou um grupo de professores que veio especialmente a São Paulo para prestigiar a colega. ‘Eu tinha certeza que ela iria ganhar. Sua dedicação aos alunos e a importância do projeto mereciam ser recompensados’, declarou Maria Regina.

A entrega do Prêmio Victor Civita/Professor Nota 10 foi gravado pela TV Cultura e será exibido no próximo dia 15, às 20 horas. Além de apresentar o projeto de cada um dos 12 finalistas, o programa apresentará também três textos interpretados pelo ator Paulo Autran, mestre de cerimônias da noite, e um show com Milton Nascimento, cantando seus grandes sucessos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.