Prêmio: Editora da USP é condecorada com a Ordem do Mérito Cultural

A cerimônia de outorga será dia 17 de dezembro, no Palácio do Planalto

ter, 19/11/2002 - 23h00 | Do Portal do Governo

O presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu à Editora da USP (Edusp) a insígnia da Ordem do Mérito Cultural. Trata-se de uma premiação destinada a personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à cultura do País. A cerimônia de outorga será dia 17 de dezembro, no Palácio do Planalto. Além da Edusp, mais quatro instituições e 26 personalidades foram homenageadas este ano.

Regulamentada em 1995, a Ordem do Mérito Cultural está na 8ª edição. O diretor-presidente da Edusp, Plínio Martins Filho, demonstrou surpresa e orgulho ao saber da condecoração. À frente da editora desde 1999, fez questão de ressaltar que não se trata apenas de uma premiação a um órgão, e sim à Universidade como um todo. ‘A produção cultural da USP que nós editamos é que é a responsável pelo resultado’.

As demais instituições homenageadas são a Sociedade Bíblica Brasileira, de Barueri, em São Paulo; as Escolas de Samba paulistanas Vai Vai e Camisa Verde e Branco e o Instituto Pró-Música, de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Entre as personalidades estão: José Domingos de Moraes, o Dominguinhos; José Raimundo Pereira, o Mestre Juca; Alberto Alves da Silva, o Seu Nenê de Vila Matilde; Maria Della Costa; Maria Lúcia Clementino Nunes, a Dona Lucinha; o cantor Roberto Carlos e Dom Paulo Evaristo Arns.

Neste ano, a Edusp já recebeu os seguintes prêmios: Premier Print Awards 2002, com Pintores Paisagistas – São Paulo – 1890 a 1920, de Ruth Sprung Tarasantchi, categoria Reproduções de Arte; Prêmio Jabuti 2002 em diversas categorias, entre elas Teoria Literária e Lingüística, Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, Ciências Humanas; e Colar do Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Mais informações: (0xx11) 3091-4154