Premiação: Sabesp conquista Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento

Premiação foi concedida a cinco unidades da empresa de saneamento do Estado

sex, 29/11/2002 - 20h42 | Do Portal do Governo

Nesta última semana de novembro, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recebeu o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS).

A premiação foi concedida a cinco unidades da empresa: de Negócio Centro, de Negócio Oeste, de Tratamento de Água, e de Tratamento de Esgotos.

Todas as unidades premiadas são da Região Metropolitana de São Paulo e da Gerência Divisional de Itapetininga, no Interior do Estado. O reconhecimento representa a mais importante distinção setorial no Brasil e a mais conceituada da América Latina.

A missão do PNQS é estimular a prática de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais, através da promoção e do reconhecimento dos casos de sucesso que auxiliem no aprimoramento do setor de saneamento ambiental e no aumento da qualidade de vida da população.

Nesta edição do PNQS participaram 37 empresas. Para concorrer, as unidades da Sabesp passaram por uma rigorosa preparação durante praticamente o ano todo, participando de seminários, cursos e submetendo-se a auditorias para avaliação do trabalho desenvolvido.

Depois de inscritas, as empresas receberam a visita de dois avaliadores externos que conferem todas as informações e, no final do processo, apresentam um relatório.

Uma banca de examinadores credenciada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) analisou a documentação das candidatas e dos auditores para eleger os ganhadores.

Para o presidente da ABES Nacional, Antônio César da Costa e Silva, a conquista do PNQS pela Sabesp demonstra claramente que a modernização e profissionalização das empresas públicas são possíveis e representa o melhor caminho para a gestão pública eficiente e a universalização dos serviços de saneamento.

Assessoria de Imprensa da Sabesp

G.L