Prêmiação: Red-Pop concede prêmio ao professor Ernest Hamburger

Professor é titular do Instituto de Física da USP e diretor da Estação Ciência

qua, 28/05/2003 - 20h52 | Do Portal do Governo

O professor Ernst Wolfgang Hamburger, titular do Instituto de Física da USP e diretor da Estação Ciência, recebeu nesta quarta-feira (28) o Prêmio Latino-Americano de Popularização da Ciência e da Tecnologia em reconhecimento a sua atuação no ensino e na popularização das ciências. O prêmio foi concedido pela Rede de Popularização da Ciência na América Latina e Caribe, a Red-Pop, em cerimônia realizada na Universidade Autônoma de Nova Léon (Uanl), em Léon, México.

‘Fiquei muito feliz por ter recebido o prêmio, apesar de saber que existem outras pessoas que o merecem tanto ou mais que eu, mas essa menção tem um sabor especial para mim pelo fato de a inscrição ter sido feita de maneira secreta, pelos funcionários da Estação Ciência, que quiseram me homenagear nesse momento da minha vida’, declara Hamburger, que no próximo dia 8 de junho completa 70 anos e, por força da lei, será aposentado.

‘Essa lei – que não é exclusiva do Brasil, pois outros países têm legislações similares – existe para garantir a abertura de oportunidades aos mais jovens’, diz. ‘Entretanto, graças a estrutura da Universidade, apesar de não podermos mais exercer cargos administrativos, ela nos permite colaborar em atividades de extensão cultural, como exposições, e manter nossos vínculos com a pós-graduação, orientando pesquisas de mestrado e doutorado.’

Ganhador de outros prêmios, como o Kalinga (2000), maior reconhecimento mundial para os profissionais que se dedicam ao ensino e a popularização da ciência, dado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido pelo CNPq (1994), o cientista, que é membro da Academia Brasileira de Ciências, também teve reconhecimento através de projetos nos quais esteve envolvido, como a série ‘Minuto Científico’, desenvolvida em parceria com a TV Cultura com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Premiada internacionalmente, inclusive como melhor vídeo de divulgação científica no Festival de Cannes, edição 1997, a série é formada por dez vinhetas que explicam em apenas um minuto diferentes questões científicas. Idealizada por Hamburger, teve a direção de seu filho, o cineasta Cao Hamburger, um dos criadores do Castelo Rá-Tim-Bum. ‘Outra iniciativa da qual me orgulho de ter participado, junto com alguns colegas, foi a criação, em 1969, de um dos primeiros programas interdisciplinares de pós-graduação da USP, dedicado ao ensino de ciências, modalidade física, que já formou mais de 150 mestres e doutores, introduzindo novos experimentos nos laboratórios e diferentes métodos didáticos’, afirma o professor.

Ernst Wolfgang Hamburger nasceu em Berlim em 1933. É formado em Física pela Universidade de São Paulo (1954). No ano seguinte, tornou-se especialista e professor da Universidade. Em 1959, veio o doutoramento pela Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos, seguido pela livre-docência (1962). Três anos depois, com apenas 32 anos, recebeu o título de professor catedrático, hoje chamado de titular, do Instituto de Física. É diretor da Estação Ciência, centro de difusão científica, tecnológica e cultural da USP desde 1994.

Jornal da USP