Premiação: Projeto do IPT é um dos finalistas do Prêmio Mário Covas

Solenidade será realizada nesta quarta-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 23/11/2005 - 14h41 | Do Portal do Governo

Projeto desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Ambiente Construído do IPT é finalista do Prêmio Mário Covas. A Premiação será realizada hoje, 23, no Palácio dos Bandeirantes

O Programa de Segurança Contra Incêndio em Assentamentos Urbanos Precários (PSIAUP), desenvolvido pelo IPT em parceria com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a Prefeitura Municipal de São Paulo, a ABIEX e a Ultragaz, é finalista para o Prêmio Mário Covas – Inovação em Gestão Pública no Estado de São Paulo. A iniciativa, que faz parte da atuação social do IPT, compete na categoria Atendimento ao Cidadão.

‘A idéia inicial foi melhorar as condições de segurança contra incêndio em favelas a partir da formação de uma brigada de incêndio, constituída pelos próprios moradores da comunidade, que foram treinados para a prevenção e o combate ao princípio de incêndio’, explica Christiane Nista, consultora da Agência IPT de Inovação para projetos de Inovação Social e coordenadora do programa em companhia de José Carlos Tomina, pesquisador do IPT.

O Programa também ofereceu à nova brigada de incêndio equipamento de proteção individual (capacete, óculos de proteção, botas e capa de tecido anti-chama) e extintores de incêndio de pó químico A, B e C. Além de indicação para finalista, o PSIAUP obteve outros registros de resultados positivos: dezenove ocorrências de princípios de incêndio foram contidas com a atuação das brigadas, inclusive, com o salvamento de vidas.

‘O IPT está de parabéns por ter acreditado e investido neste projeto; esse programa tem nos proporcionado muitas alegrias, e, certamente, às comunidades que o receberam’, declara Tomina.

O Prêmio
O Prêmio Mário Covas, instituído em 2004 pelo decreto 49.191, é uma iniciativa da Casa Civil do Estado de São Paulo e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Anualmente, premia as melhores práticas estaduais de gestão pública, com o intuito de motivar os servidores, valorizando os trabalhos por eles desenvolvidos. O prêmio recebeu, este ano, 265 inscrições, com 49 finalistas em todas as categorias, 12 na categoria Atendimento ao Cidadão. A premiação será realizada em novembro (23), no Palácio dos Bandeirantes.

‘Sabemos que estamos concorrendo com projetos de alto nível e, por esta razão, já nos sentimos vitoriosos por estar na final, mas é claro que estamos ansiosos pelo resultado do dia 23’, confessa Christiane.

Serviço
Evento: Prêmio Mário Covas 2005
Horário: 17h00
Local: Avenida Morumbi, 4500, São Paulo – SP

Assessoria de Imprensa do IPT