Premiação: Programa Acessa São Paulo recebe o principal prêmio em Governo Eletrônico

Programa registrou em dois anos 5 milhões de atendimentos em seus 134 Infocentros

seg, 03/11/2003 - 18h28 | Do Portal do Governo

O programa Acessa São Paulo, de inclusão digital, criado pelo Governo do Estado e gerenciado pela Imprensa Oficial do Estado, recebeu o principal prêmio da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados: o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, concedido ao projeto que apresentou maior pontuação envolvendo soluções para cidadão, para governo e para negócios.

Outros 16 projetos receberam menção de honra nas três categorias disputadas no II Prêmio E-Gov, realizado em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal.

O Acessa São Paulo registrou em dois anos 5 milhões de atendimentos em seus 134 Infocentros (67 na Capital e 67 no interior). O presidente da Imprensa Oficial do Estado, Hubert Alquéres, destaca a importância do II Prêmio E-Gov: ‘Para nós, que gerenciamos o Acessa São Paulo, é um grande reconhecimento do trabalho. Contemplar uma iniciativa de inclusão digital com a principal premiação só reforça nossa idéia: inclusão digital é um tema prioritário nos dias de hoje.’, disse

Durante esse período, foram instalados cerca de 1.100 computadores nos Infocentros e mais de 250 mil pessoas se cadastraram para navegar em sites, enviar e receber e-mails, consultar processos na Justiça, preparar a Declaração de Imposto de Renda, fazer currículos e procurar oportunidades de empregos e concursos públicos, entre muitas outras atividades.

Na área de cursos on-line, o Acessa está com 15 mil pessoas cadastradas. Foram criadas mais de 200 mil contas de e-mails gratuitas e 68% dos usuários dizem ter melhorado seu desempenho na escola. O programa gerou mais de 400 empregos diretos e indiretos.

Os Infocentros são montados em parceria com prefeituras e associações civis sem fins lucrativos e o objetivo principal é oferecer a toda população, gratuitamente, a possibilidade de acessar a Internet e utilizar todos as vantagens que ela pode oferecer.

Imprensa Oficial do Estado
C.A.