Premiação: Escola Estadual de São Paulo é uma das premiadas pela Unesco

A Escola Estadual Parque Piratininga recebeu a premiação de R$ 50 mil

sex, 26/09/2003 - 17h52 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Parque Piratininga, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, foi a representante paulista na cerimônia realizada no último dia 25 pela Unesco, para premiar as 14 experiências mais bem sucedidas no ensino público brasileiro.

A maior surpresa do evento foi a premiação de R$ 50 mil distribuída para cada uma das instituições escolhidas, entre as 146 incluídas na pesquisa. A entrega ocorreu no auditório do MEC, em Brasília.

As escolas visitadas pelos pesquisadores da Unesco, no levantamento que recebeu o título de ‘Escola Inovadora’, abrangiam 14 estados. Em 2004, o trabalho irá alcançar unidades dos 27 estados do Brasil. No estudo, foram apresentadas novidades utilizadas para atrair o interesse dos alunos pelo aprendizado, além de soluções para prevenir e enfrentar episódios de violência.

A Parque Piratininga mereceu destaque por ter implantado uma gestão participativa, baseada no diálogo entre alunos, professores e componentes da diretoria. Segundo as observações dos pesquisadores, esse método possibilita maior dinâmica na resolução dos problemas, desde os mais simples e cotidianos, até os desafios relacionados ao planejamento anual.

Eugênio Goussinsky da Secretaria da Educação
C.A.