Premiação: Aluna da USP obtém segundo lugar no XX Prêmio Jovem Cientista

Anúncio dos vencedores aconteceu nesta terça-feira (26), em Brasília

ter, 26/10/2004 - 21h45 | Do Portal do Governo

Um purê de bananas, feito com as frutas maduras e rejeitadas para comercialização, obteve o segundo lugar no XX Prêmio Jovem Cientista. O produto é resultado da tese de doutorado Estudo do processamento contínuo do purê de banana, da engenheira química Cynthia Ditchfield, que será defendida no próximo dia 18 de novembro no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP. O estudo foi apresentado no projeto ‘Produção de purê de banana de alta qualidade a partir de frutas rejeitadas para comercialização’, classificado na categoria graduados do Prêmio, que teve como tema ‘Produção de Alimentos – busca de soluções para a fome’.

Cynthia explica que as bananas são descascadas manualmente e trituradas. Em seguida, passam por uma peneira onde são retiradas as sementes. O purê, que recebe ácidos orgânicos que impedem o escurecimento, é aquecido por água quente pressurizada em um trocador de calor tubular e imediatamente resfriado com água gelada. O produto obtido tem a mesma cor e gosto da fruta.

De acordo com a pesquisadora, o equipamento produz 10 litros de purê por hora, utilizando três quilos de banana para cada litro. ‘Mesmo possuindo uma pequena capacidade, o equipamento é versátil e pode ser encontrado em indústrias alimentícias’, diz. A produção do purê interessaria a cooperativas de produtores de bananas, além das indústrias. Cynthia não sabe estimar a qual preço poderia ser comercializado o purê. Após a conclusão de seu doutorado, pretende continuar pesquisando a produção de purês com bananas e outras frutas. A opção pela banana se deve ao fato de haver grande perda em sua produção e pelo destaque do estado de São Paulo na produção nacional da fruta.

Mérito institucional

A USP venceu na categoria Mérito Institucional, que premia a entidade ou instituição de pesquisa com maior número de inscrições de trabalhos científicos, e vai receber R$ 30 mil, que serão aplicados em pesquisas desenvolvidas na Universidade.

O anúncio dos vencedores aconteceu nesta terça-feira (26), em Brasília. Estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Plessman Camargo, o assessor especial da Presidência da República, professor José Francisco Graziano da Silva, e o presidente da comissão julgadora do XX Prêmio Jovem Cientista e professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da USP, Franco Maria Lajolo, entre outros. Pela primeira vez, todas as vencedoras são mulheres. Foram inscritos 303 trabalhos no Prêmio Jovem Cientista e 418 monografias, no 5º Prêmio Jovem Cientista do Futuro. O Prêmio Jovem Cientista é promovido pelo CNPQ, pelo Grupo Gerdau, pela Eletrobrás e pela Fundação Roberto Marinho.

Mais informações: (011) 3091-2258

Mariana Delfini da Agência USP
C.A.