Prefeitos das regiões de Araraquara e São Carlos discutem parcerias com o Estado

Encontro foi realizado nesta segunda-feira, dia 31, com o objetivo de estreitar as relações entre o Governo do Estado e as prefeituras

ter, 01/02/2005 - 12h09 | Do Portal do Governo


Após fazer uma visita à região de Araçatuba, onde verificou os estragos causados pelas chuvas, o governador Geraldo Alckmin reuniu-se na noite de segunda-feira (31), para um jantar com os novos prefeitos das regiões de Araraquara e São Carlos, área Central do Estado. O objetivo foi estreitar relações e oferecer às 26 prefeituras, parcerias e convênios com o governo estadual.

O secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira falou sobre as ações de Governo e as atividades da secretaria. Ele explicou aos prefeitos a importância do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Cada prefeito recebeu uma pasta contendo livros do Tribunal de Contas e do Ministério Público com orientações sobre diversos modos de gestão e também sobre a Lei.

Durante seu discurso, o governador Alckmin destacou a economia que o Estado vem conseguindo com a BEC (Bolsa Eletrônica de Compras) e o Pregão Presencial e também as parcerias nas áreas sociais como educação, saúde, saneamento e meio ambiente. Ele ressaltou ainda a importância dessas reuniões com todos os prefeitos de São Paulo.
‘Governo que ouve mais erra menos. Esse encontro é muito importante para estreitar os laços e estabelecer um canal aberto de comunicação’.

Relacionamento já sentido pelo prefeito reeleito de São Carlos, Newton Lima Neto (PT), que destacou a importância dessa aproximação independente da orientação partidária. ‘O objetivo é juntarmos forças e o Governo do Estado tem nos ajudado muito, principalmente na questão das enchentes e na instalação dos dispositivos de acesso à Rodovia Washington Luís. Isso mostra respeito, principalmente com a população de São Carlos.’

Parceria também destacada pelo prefeito de Santa Lúcia, Antonio Carlos Abuabud Júnior (PHS), e Rincão, Therezinha Ignez Servidoni (PSDB), que ressaltaram a possibilidade de negociação e troca de experiências com os demais prefeitos.

Durante o jantar, o governador circulou por todas as mesas onde conversou e ouviu pedidos dos prefeitos e entregou um crachá para livre acesso ao Palácio dos Bandeirantes.

Participaram do jantar os novos prefeitos das cidades de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.

Os encontros com os prefeitos eleitos e reeleitos tiveram início em novembro de 2004. Já participaram prefeitos das seguintes regiões: Presidente Prudente; São João da Boa Vista; Votuporanga e Fernandópolis; Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, São José dos Campos e Taubaté; Bauru, Jaú e Lins; Itapeva e Registro; Bragança Paulista e Jundiaí; Botucatu e Avaré; Sorocaba e Itapetininga; Adamantina, Andradina e Dracena; Ourinhos e Assis; São José do Rio Preto e Jales.

Carlos Prado