Preços agrícolas sobem menos em junho

nd

seg, 10/06/2002 - 15h19 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,23% na primeira quadrissemana de junho, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A perda para os agricultores foi de 0,86 ponto percentual em relação ao mês de maio, de acordo com o coordenador da pesquisa, Nelson Martin.

Dos 19 produtos analisados, três apresentaram reduções no preço (batata, café e cana-de-açúcar), enquanto quatorze produtos tiveram acréscimos (arroz, banana, cebola, feijão, laranja, milho, soja, tomate, trigo, aves, boi gordo, leite, ovos e suíno). Os preços do algodão e do amendoim mantiveram-se estáveis. Entre os produtos com crescimento expressivo no preço, destacou-se o tomate (34,91%). A maior queda foi verificada no preço da batata (-16,38%).

Entre os produtos vegetais, observou-se alta nos preços de todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas), fazendo com que o preço do grupo tivesse aumento de 0,45%. Já no segmento animal (ovos, suínos, aves, boi gordo e leite), todos os produtos tiveram majoração de preço, o que levou à alta de 5,51% no preço do grupo.