Preços agrícolas registram queda de 1,64% em julho

Pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura, foi divulgada nesta segunda, dia 2

seg, 02/08/2004 - 15h26 | Do Portal do Governo

Com perda de 3,88 pontos percentuais em relação ao mês de junho, os preços agrícolas fecharam o mês de julho com redução de 1,64%, informou nesta segunda-feira, dia 2, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) inverteu a tendência devido às fortes quedas dos preços nos mercados internacionais, especialmente com a confirmação da supersafra de grãos norte americana.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, dez apresentaram crescimento nos preços (algodão, arroz, banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, tomate, boi, leite e suínos). No segmento dos vegetais, apesar da elevação nos preços de sete produtos, o índice apresentou redução de 2,52%. Já no grupo do segmento animal, o crescimento nas cotações de boi, leite e suínos gerou uma variação positiva de 0,05%.

Entre as altas, destaque para a batata e a cebola, que subiram 27,06% e 34,15%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para o feijão, que registrou queda de 21,26% e para o trigo que caiu 18,96%.

A pesquisa aponta ainda que, em 2004, a variação acumulada do IPR foi de 0,13%, em comparação com 8,18% do IGP-M e 3,39% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam uma redução no poder de troca dos agricultores, com perdas de 8,05 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 3,26 pontos percentuais em relação ao IPC-Fipe.

Segundo os pesquisadores do IEA, em 2004, onze produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para a batata, cebola, tomate e suínos que tiveram aumento acumulado superior a 20%. No mesmo período, oito produtos apresentaram reduções nos preços. Algodão, amendoim feijão e laranja tiveram queda acumulada superior a 20%.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de julho está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Secretaria da Agricultura