Preços agrícolas caem 0,54% na segunda quadrissemana de março

nd

seg, 18/03/2002 - 16h25 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 0,54% na segunda quadrissemana de março. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou, assim, perda de 1,13 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

Dos 19 produtos analisados, nove continuaram com reduções de preço (amendoim, arroz, banana, batata, cana-de-açúcar, soja, aves, boi gordo e suínos), enquanto dez produtos tiveram acréscimos (algodão, café, cebola, feijão, laranja, milho, tomate trigo, leite e ovos). Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, manteve-se o tomate (35,25%). A maior queda foi verificada nas aves (-16,52%).

Entre os produtos vegetais, observou-se recuo nos preços do subgrupo dos grãos, compensado por aumento nos das frutas e das olerícolas, fazendo com que o preço do grupo tivesse pequena alta de 0,30%. Já no grupo animal, aves, boi gordo e suínos apresentaram retração nos preços, enquanto leite e ovos tiveram majorações, o que levou o preço do grupo à baixa de 2,08%, resultando em redução de 0,54% no índice geral.

O preço do leite vem se recuperando neste primeiro trimestre de 2002, após forte queda observada no segundo semestre do ano passado. A redução de oferta em função do descarte de parte do rebanho leiteiro deverá dar sustentação à recuperação dos preços.

No gráfico, o comportamento do IPR desde dezembro de 2001.