Praias: Cetesb inicia intensificação das análises de balneabilidade

A intensificação de amostragens está sendo efetivada nas que apresentaram mais variação

seg, 10/01/2005 - 17h09 | Do Portal do Governo

A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental passou a realizar três amostragens semanais de águas em 30 praias do Litoral paulista. Nos demais 119 pontos, a amostragem continuará a ser semanal, para a produção do Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas emitido todas as quartas-feiras, durante todo o ano.

O primeiro boletim, com as condições de balneabilidade das 30 praias, foi emitido nesta segunda-feira, dia 10, devendo prosseguir até a semana do Carnaval. A intensificação de amostragens está sendo efetivada nas que apresentaram mais variação em suas classificações de balneabilidade (própria ou imprópria), no verão de 2004.

Como ocorreu no ano passado, o esforço de verificação mais freqüente das condições de banho das praias, faz parte da campanha de conscientização ambiental ‘Verão Limpo’, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente organiza pela 17ª edição consecutiva, por intermédio da CETESB.

Os trabalhos de intensificação tiveram início no último sábado (8) e se encerram no dia 06 de fevereiro. As amostragens se darão sempre aos domingos, quartas e sábados, com a emissão e divulgação dos respectivos boletins, a toda a imprensa, ocorrendo nas segundas, quartas e sextas-feiras.

O boletim de hoje já está considerando os resultados das amostras coletadas no sábado passado. As 30 praias que estão com suas amostragens intensificadas são as seguintes:

Litoral Norte
Município Praia
Ubatuba 01 Iperoig
02 Itaguá (n240)
03 Enseada
Caraguatatuba 04 Prainha
05 Indaiá
06 Palmeiras
São Sebastião 07 São Francisco
08 Pontal da Cruz
09 Porto Grande
Ilhabela 10 Perequê
11 Itaguaçu
Litoral Sul
Bertioga 12 Ens.– Indaiá
Guarujá 13 Pernambuco
14 Ens. Av. Atlântica
Santos 15 Todas
São Vicente 22 Itararé
Praia Grande 23 Vila Tupi
24 Vila Mirim
Mongaguá 25 Vila São Paulo
26 Vera Cruz
Itanhaém
27
Suarão
28 Centro
Peruíbe 29 Prainha
30 Guaraú

Da Cetesb
C.A.