Poupatempo: Voluntários do Posto Santo Amaro levam Escreve Cartas a casas de repouso

Eles visitaram seis casas de repouso cadastradas para ler e escrever cartas

qui, 09/10/2003 - 9h47 | Do Portal do Governo

Maquiagem, perfume, cabelos arrumados e roupas novas. É assim que as moradoras da Casa de Repouso Santa Clara, na Chácara Santo Antônio, aguardavam ansiosas a chegada dos voluntários do projeto Escreve Cartas, na segunda-feira, dia 6.

Complementando o programa Adote um idoso, que existe há um ano e meio, os voluntários do Poupatempo Santo Amaro visitaram seis casas de repouso cadastradas para ler e escrever cartas. O atendimento e a postagem são gratuitos. As correspondências que chegam na casa são guardadas pelas proprietárias Valéria Belhaus e Simone Cordts, até a visita dos voluntários.

Luis Agune, gerente do Poupatempo Santo Amaro e coordenador-geral do Escreve Cartas, explica que o mais importante é quebrar o isolamento. “O idoso é carente. Apesar de estarem na casa de repouso, as correspondências os transporta um pouquinho para o mundo lá fora”, concorda Simone.

Voluntários

A voluntária Sônia Maria dos Santos, da União de Mulheres de São Paulo (entidade que busca o fim da violência doméstica), leu três cartas para Clarice Fernandes Queiroz, viúva, 92 anos. Clarice fez questão de responder todas falando sobre o seu casamento de 59 anos, que resultou em um filho, três netos e três bisnetas. “Eu não estou prosa”, comemora.

Na segunda-feira, os moradores da Casa Santa Clara receberam 19 correspondências e enviaram 18. Luzia Priori recebeu a visita de Luiz Henrique Niza. Ele trazia uma carta de Sueli, que perguntava sobre os gostos da nova amiga: queria saber se ela tinha algum tipo de restrição alimentar e se gostava de perfumes e bijuterias.
Dona Luzia pediu que Luiz escrevesse que ela gostava de tudo, mas o que mais queria era receber visitas. Rapidamente ditou os horários da Casa para que também constasse na carta.

Luiz Niza, advogado e voluntário há três meses, garante que o trabalho é gratificante. “É importante conhecer esta realidade. Foi emocionante ver como a dona Luzia ficou feliz”, diz.

Alunos e idosos: novas amizades

O projeto busca auxiliar as pessoas a se comunicarem por meio da leitura e da escrita. Completando dois anos de existência neste mês, tem mais de 100 voluntários, que escrevem cartas nos postos do Poupatempo de Itaquera e Santo Amaro.

Em Itaquera, o Escreve Cartas registra aproximadamente 10 mil atendimentos, sendo mais de 6 mil neste ano. No programa de Santo Amaro, foram mais de 10 mil atendimentos em 2003.

Além das casas de repouso, os voluntários costumam visitar escolas. A atividade de escrever correspondências ajuda no trabalho dos professores de português, que ficam responsáveis pela ortografia dos textos. Muitos alunos adotaram um idoso das casas de repouso cadastradas e puderam estabelecer nova amizade.

SERVIÇO

Casa de Repouso Santa Clara – Rua São Sebastião, 545 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – CEP 04708-000 – Telefone 5181-0585
Atendimento do Escreve Cartas: Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 e Poupatempo Itaquera – Avenida do Contorno, 60. De segunda a sexta-feiras, das 7 às 19 horas, aos sábados, das 7 às 13 horas.
Outras informações pelo Disque Poupatempo – 0800-7723633 (ligação gratuita) – segunda a sexta-feiras, das 6 às 22 horas, sábado, das 6 às 17 horas

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial