Poupatempo: Unidade São Bernardo do Campo completa três anos em funcionamento

Neste período foram prestados mais de 9,7 milhões de atendimentos à população

ter, 22/06/2004 - 13h05 | Do Portal do Governo

O Poupatempo São Bernardo do Campo completará nesta quarta-feira, dia 23, três anos em funcionamento. Da inauguração do Posto até o final do mês de maio, foram prestados mais de 9,7 milhões de atendimentos à população e atualmente são realizados por dia aproximadamente 15 mil atendimentos.

O Posto São Bernardo do Campo foi o primeiro Poupatempo implantado na Região Metropolitana de São Paulo, para atender, além de São Bernardo, os cidadãos de municípios vizinhos como Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Para a implementação do Posto foi realizada uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. A iniciativa inovadora possibilitou, pela primeira vez no Programa Poupatempo, a reunião de órgãos da esfera municipal e estadual, em um mesmo local, disponibilizando mais de 400 serviços públicos à população.

O Banco Nossa Caixa é o órgão que realizou a maior quantidade de atendimentos no Poupatempo São Bernardo do Campo nestes três anos (dados atualizados até maio): 2,6 milhões. O banco é responsável pelo recebimento de todas as taxas geradas pelos órgãos e empresas que atendem no Poupatempo.

O segundo posto mais procurado, com cerca de 1 milhão atendimentos, é a Secretaria de Finanças do Município de São Bernardo, que, entre outros serviços, atualiza os dados do contribuinte do IPTU. Logo em seguida, com 885 mil, está a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que realiza a requisição do Seguro-Desemprego e emite a Carteira de Trabalho.

Já na quarta posição está o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais, com 830 mil atendimentos. O Detran ? Departamento Estadual de Trânsito ficou com o quinto lugar, tendo realizado 737 mil atendimentos.

Nestes três anos em funcionamento, o Poupatempo São Bernardo do Campo já foi avaliado pelos usuários através da Pesquisa Ibope e pela Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Poupatempo, realizada e aplicada pela Superintendência Poupatempo.

Nas pesquisas, o resultado da somatória das avaliações ótimo e bom sempre superaram os 94%. Na Pesquisa Ibope, o Posto São Bernardo do Campo obteve 94% de ótimo e bom em 2003 e 96%, em 2002; já pela Pesquisa de Satisfação dos Usuários, o Posto alcançou 96%, em 2002, e 97%, em 2003.

Poupatempo São Bernardo promove oficina no dia do seu aniversário

Nesta quarta-feira, dia 23, o Poupatempo São Bernardo do Campo promove, pela segunda vez, a oficina ‘Aqueça o Coração’. A atividade, que será realizada no dia do aniversário do Posto, tem por objetivo a confecção de mantas de tricô e crochê para serem doadas a entidades do município, dentro da Campanha do Agasalho 2004, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, da qual o Poupatempo é parceiro.

No primeiro dia de realização da oficina, quinta-feira, 17, mais de 20 pessoas participaram e cada uma delas realizou pelo menos uma peça de tricô ou crochê, confeccionando, no total, 127 peças para formar as mantas.

Os cidadãos interessados em participar desta edição da oficina, que será realizada entre 9h e 17 horas, não necessitam realizar a inscrição antecipadamente, basta comparecer ao Poupatempo São Bernardo do Campo, com suas agulhas de crochê ou tricô. Nesta atividade, continuarão a ser utilizadas as linhas doadas pela Paramount Têxtil Internacional, que cedeu, no total, 100 novelos de lã, e também por funcionários do Posto.

O Poupatempo São Bernardo fica na Rua Nicolau Filizola, 100, e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7h às 13 horas.