Poupatempo: Unidade Santo Amaro inaugura posto do TRE-SP e serviços do e-poupatempo

Cidadãos podem solicitar também emissão e 2ª via do título eleitoral

sex, 21/10/2005 - 11h30 | Do Portal do Governo

Cidadãos podem solicitar, entre outros serviços disponíveis, emissão e 2ª via do título eleitoral

A população da zona sul da capital ganha dois novos serviços no Poupatempo Santo Amaro. A partir de agora, a unidade terá posto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e, pela primeira vez na cidade, o e-poupatempo, que oferece acesso gratuito à Internet. O atendimento aos cidadãos fora de cartório eleitoral é inédito para o TRE-SP.

Entre os serviços disponíveis, constam a emissão e segunda via do título eleitoral, transferência de domicílio e alteração de dados cadastrais. Para o presidente do TRE-SP, desembargador Álvaro Lazzarini, o grande benefício é que as pessoas que procuram o Poupatempo poderão regularizar ali mesmo sua situação na Justiça Eleitoral, além de horário maior de atendimento, inclusive aos sábados.

A assistência da unidade será destinada aos eleitores das seguintes zonas eleitorais da região sul:
246ª (Santo Amaro)
258ª (Indianópolis)
280ª (Capela do Socorro)
328ª (Campo Limpo)
351ª (Cidade Ademar)
371ª (Grajaú)
372ª (Piraporinha)
373ª (Capão Redondo)
381ª (Parelheiros) e
408ª (Jardim São Luís)

Justificativa eleitoral, emissão de guia de recolhimento para pagamento de multa e certidão de quitação eleitoral serão fornecidos para quem vota em qualquer zona eleitoral. A certidão de quitação pode ser obtida também pela Internet, www.tre-sp.gov.br

Apesar de antiga, a reivindicação de instalação da Justiça Eleitoral no Poupatempo só foi possível, agora, em virtude da emissão on-line do título eleitoral, disponível em todo o Estado a partir do início do ano.

Serviços eletrônicos – Para obter o documento pela primeira vez, o eleitor que reside na cidade de São Paulo deve portar cédula de identidade ou outro documento que a identifique, comprovantes de quitação do serviço militar e de residência. A emissão da segunda via do título é encaminhada mediante apresentação de cédula de identidade ou outro documento de identificação. Em caso de transferência, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, comprovante de residência, título eleitoral e comprovantes de que votou nas últimas eleições (ou justificativa, caso não tenha votado). Quem não votou e não se justificou pagará multa.

O e-poupatempo tem funcionários treinados para auxiliar, observar e, principalmente, incentivar o cidadão a usar serviços públicos eletrônicos: boletim de ocorrência, consulta de multas de trânsito, de pontos na carteira de motorista, inscrição para concursos públicos, etc. A facilidade dessa sala de atendimento – atualmente oferecida no Poupatempo Santo Amaro – já é encontrada nas unidades Guarulhos, Ribeirão Preto e Campinas Shopping, além do Poupatempo Móvel. Até o final de agosto, o e-poupatempo contabilizou mais de 355 mil atendimentos.

Novas tecnologias – A implantação do e-poupatempo em Santo Amaro é resultado de parceria com a Advanced Micro Devices (AMD), empresa que patrocinou a instalação da sala e equipamentos. Com o objetivo de fornecer mais alternativas de serviços ao cidadão, o e-poupatempo estuda a utilização de novas tecnologias, ou seja, portais de voz, TV digital e equipamentos móveis. Além disso, existe grupo de apoio (o Grupo de Design) para auxiliar nos trabalhos dos designers dos serviços públicos. Esse grupo promove, mensalmente, o WebDay, ponto de encontro dos designers, criadores e mantenedores de sites sob o domínio sp.gov.br, relativo ao governo do Estado. Nessa atividade mensal, são discutidos os trabalhos elaborados e há palestras e painéis de profissionais da área.

SERVIÇO
Para verificar qual é sua zona eleitoral, basta informar-se na Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, pelo telefone (11) 6858-2100, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Poupatempo Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 176 (próximo ao Largo 13 de Maio). Disque Poupatempo 0800 7723633.

Da Agência Imprensa Oficial