Poupatempo: Unidade Santo Amaro completa seis anos em funcionamento

Em três anos de realização da Pesquisa Ibope, o Posto obteve sempre índice de aprovação superior a 90%

ter, 31/08/2004 - 16h18 | Do Portal do Governo

Hoje, dia 31 de agosto, o Poupatempo Santo Amaro completa seis anos em funcionamento e mais de 18,7 milhões de atendimentos prestados à população até o final do mês de julho. Diariamente são realizados cerca de 13 mil atendimentos no Posto, que atende a zona sul da capital e mais 15 cidades vizinhas.

Nestes seis anos em operação, a maior quantidade de atendimentos do Posto Santo Amaro foi realizada pelo Banco Nossa Caixa: 3,4 milhões (até o final do mês de julho). O banco está instalado dentro do Poupatempo para realizar as cobranças das taxas e tributos gerados pelos serviços.

O segundo órgão com maior número de atendimentos prestados é o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão da Carteira de Identidade, que realizou mais de 2,6 milhões neste seis anos. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que realiza a requisição do Seguro-Desemprego e emite a Carteira de Trabalho, encontra-se em terceiro lugar em relação ao número de atendimentos, tendo prestado mais de 2,5 milhões.

Na seqüência está o Detran – Departamento Estadual de Trânsito, que realiza a renovação e a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros serviços, com cerca de 2 milhões de atendimentos prestados.

Além destes órgãos, o Poupatempo Santo Amaro oferece à população o Programa Escreve Cartas e a Biblioteca ‘Ler é Saber’ – resultado de uma parceria firmada entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Poupatempo, o Instituto Brasil Leitor (IBL), o Ministério da Cultura e o Supermercado Barateiro (patrocinador).

A Biblioteca Ler é Saber conta com acervo de mais de 3 mil livros, entre literatura infantil, infanto-juvenil, adulta e livros didáticos. O cadastro dos associados e o empréstimo de livros é realizado gratuitamente. No período total de funcionamento da biblioteca já foram prestados 136 mil atendimentos.

O Programa Escreve Cartas, criado pela parceria do Poupatempo com os Correios para oferecer redação gratuita de cartas para analfabetos e pessoas com dificuldade em se expressar, e cuja estrutura é composta exclusivamente por voluntários, encontra-se em operação no Poupatempo Santo Amaro desde novembro de 2001. Mais de 40 mil cartas, entre atendimentos realizados no próprio Posto e ações externas, em asilo e eventos sociais, já foram escritas pelo Programa.

Os usuários do Poupatempo Santo Amaro, nas três Pesquisas Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) realizadas em 2001, 2002 e 2003, avaliaram positivamente o atendimento prestado. Nestes três anos, o Posto obteve, como menor índice, 90% de ótimo e bom, sendo que em 2003, na última pesquisa realizada, o resultado foi 92% na somatória de ótimo e bom.

‘Aproveito a ocasião para parabenizar os funcionários do Poupatempo Santo Amaro que têm se dedicado com garra, responsabilidade e, acima de tudo, com o compromisso da busca de resultados que nos mantenham como ícones na prestação de serviços de qualidade – marca registrada do Programa Poupatempo’, ressalta Ilídio San Martin Machado, Gerente do Poupatempo Santo Amaro.

O Poupatempo Santo Amaro fica na Rua Amador Bueno, 176/258, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.