Poupatempo: Unidade Santo Amaro completa seis anos em funcionamento

Em três anos de realização da Pesquisa Ibope, o Posto obteve sempre índice de aprovação superior a 90%

sex, 27/08/2004 - 20h58 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 31, o Poupatempo Santo Amaro completará seis anos em funcionamento e mais de 18,7 milhões de atendimentos prestados à população até o final do mês de julho. Diariamente são realizados cerca de 13 mil atendimentos no Posto, que atende a zona sul da capital e mais 15 cidades vizinhas.

Nestes seis anos em operação, a maior quantidade de atendimentos do Posto Santo Amaro foi realizada pelo Banco Nossa Caixa: 3,4 milhões (até o final do mês de julho). O banco está instalado dentro do Poupatempo para realizar as cobranças das taxas e tributos gerados pelos serviços.

O segundo órgão com maior número de atendimentos prestados é o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão da Carteira de Identidade, que realizou mais de 2,6 milhões neste seis anos. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que realiza a requisição do Seguro-Desemprego e emite a Carteira de Trabalho, encontra-se em terceiro lugar em relação ao número de atendimentos, tendo prestado mais de 2,5 milhões.

Na seqüência está o Detran ? Departamento Estadual de Trânsito, que realiza a renovação e a emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros serviços, com cerca de 2 milhões de atendimentos prestados.

Além destes órgãos, o Poupatempo Santo Amaro oferece à população o Programa Escreve Cartas e a Biblioteca ‘Ler é Saber’ ? resultado de uma parceria firmada entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Poupatempo, o Instituto Brasil Leitor (IBL), o Ministério da Cultura e o Supermercado Barateiro (patrocinador).

A Biblioteca Ler é Saber conta com acervo de mais de 3 mil livros, entre literatura infantil, infanto-juvenil, adulta e livros didáticos. O cadastro dos associados e o empréstimo de livros é realizado gratuitamente. No período total de funcionamento da biblioteca já foram prestados 136 mil atendimentos.

O Programa Escreve Cartas, criado pela parceria do Poupatempo com os Correios para oferecer redação gratuita de cartas para analfabetos e pessoas com dificuldade em se expressar, e cuja estrutura é composta exclusivamente por voluntários, encontra-se em operação no Poupatempo Santo Amaro desde novembro de 2001. Mais de 40 mil cartas, entre atendimentos realizados no próprio Posto e ações externas, em asilo e eventos sociais, já foram escritas pelo Programa.

Os usuários do Poupatempo Santo Amaro, nas três Pesquisas Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) realizadas em 2001, 2002 e 2003, avaliaram positivamente o atendimento prestado. Nestes três anos, o Posto obteve, como menor índice, 90% de ótimo e bom, sendo que em 2003, na última pesquisa realizada, o resultado foi 92% na somatória de ótimo e bom.

‘Aproveito a ocasião para parabenizar os funcionários do Poupatempo Santo Amaro que têm se dedicado com garra, responsabilidade e, acima de tudo, com o compromisso da busca de resultados que nos mantenham como ícones na prestação de serviços de qualidade, marca registrada do Programa Poupatempo’, ressalta Ilídio San Martin Machado, Gerente do Poupatempo Santo Amaro.

O Poupatempo Santo Amaro fica na Rua Amador Bueno, 176/258, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, e aos sábados, das 7h às 13 horas.