Poupatempo: Unidade Guarulhos completa dois anos em funcionamento

No período, foram prestados mais de 2,6 milhões de atendimentos

qui, 02/09/2004 - 19h07 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Guarulhos completará neste domingo, dia 5 de setembro, dois anos em funcionamento, ultrapassando a marca de 2,6 milhões de atendimentos realizados.

O Posto, o oitavo implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, é o segundo em operação na Região Metropolitana, atendendo, além de Guarulhos, os municípios de Mairiporã, Santa Isabel, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato e Franco da Rocha.

‘Nos dois primeiros anos de operação, o número de atendimentos realizados pelo Poupatempo equivale a duas vezes a quantidade de habitantes de Guarulhos. Atualmente já realizamos em média 6.500 atendimentos diários’, diz Tânia Virgínia de Souza, Gerente do Poupatempo Guarulhos.

A maior quantidade de atendimentos do Posto Guarulhos foi realizada pelo Banco Nossa Caixa: 619 mil até o final do mês de julho. O banco é responsável pelo recebimento de todas as taxas geradas pelos órgãos e empresas do Poupatempo.

O segundo órgão mais procurado do Posto, nestes dois anos de funcionamento, foi a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que realiza a requisição do Seguro-Desemprego e emite a Carteira de Trabalho, com quase 535 mil atendimentos. Em terceiro lugar, encontra-se o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), responsável pela emissão da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais, com 403 mil.

Já na quarta posição está o Acessa São Paulo programa que visa facilitar o acesso da população à Internet oferecendo navegação gratuita na web, com cerca de 236 mil atendimentos. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) , que realiza a renovação e emissão de segunda via da Carteir Nacional de Habilitação (CNH), entre outros serviços, ficou em quinto lugar, com 206 mil atendimentos.

Novidade: Agora RG é emitido com tecnologia digital no Poupatempo Guarulhos

Desde o dia 18 de agosto, o Instituto de Identificação Ricardo Gumblenton Daunt (IIRGD) no Poupatempo Guarulhos realiza a emissão da Carteira de Identidade com tecnologia digital totalmente nacional, concebida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). A tecnologia substitui a anterior, importada e operacionalizada por empresa terceirizada, que operava desde a inauguração do Posto.

Com a implantação do novo sistema, o cidadão precisa fornecer apenas uma foto 3×4. A Carteira de Identidade que passou a ser emitida não apresenta diferenças físicas em relação ao documento anteriormente emitido no Posto. A fotografia, as digitais e a assinatura são escaneadas e continuam sendo impressas a laser.

O primeiro Posto Poupatempo a realizar a emissão do RG com a tecnologia nacional foi o Poupatempo Ribeirão Preto, inaugurado em dezembro de 2003. A tecnologia desenvolvida pela Prodesp ? que deverá ser estendida aos demais Postos Poupatempo ? permitirá que no futuro o sistema seja implantado nos postos de emissão de RGs do Instituto de Identificação em todo o Estado de São Paulo.

Além do custo da tecnologia nacional, a outra vantagem será a facilidade de se padronizar a emissão do documento em todo o Estado, aumentando a segurança para o cidadão, uma vez que o RG Digitalizado dificulta ainda mais as falsificações, pois os dados pessoais do cidadão ficam protegidos por uma tarja plástica que, se retirada, rasga e inutiliza o documento. O RG Digitalizado também não pode ser plastificado, o que permite uma verificação da autenticidade do impresso de segurança e da numeração de produção do papel.