Poupatempo: Unidade de Campinas terá Posto Avançado

Novo local irá oferecer novos serviços à população

qui, 18/03/2004 - 16h47 | Do Portal do Governo

No início do segundo semestre de 2004, o Governo do Estado de São Paulo vai inaugurar um Posto Avançado do Poupatempo Campinas. A unidade vai ser no Campinas Shopping.

A idéia inicial era transferir o Posto todo para o shopping. Entretanto, após ouvir as demandas da sociedade civil campineira, o Governo decidiu implantar um Posto Avançado, de 2.386m², que além dos serviços tradicionais mais procurados como, por exemplo a Carteira de Identidade e a de Trabalho, oferecerá novos serviços à população – o que não é possível hoje no atual prédio de 2.954m² da Avenida Francisco Glicério, uma vez que o Posto chegou à sua capacidade máxima de atendimentos, realizando uma média de 7 mil atendimentos por dia.

O Posto Avançado, planejado para realizar 4,5 mil atendimentos por dia, permitirá ao Poupatempo acomodar melhor sua demanda diária, e oferecer novos serviços com a inclusão de órgãos e empresas há muito solicitados pela população. As operações serão iniciadas já com a presença dos seguintes novos órgãos: os Correios, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o Banco Nossa Caixa, a Imprensa Oficial e o Projeto e-poupatempo – que oferece acesso e orientação para a realização de serviços públicos disponíveis pela Internet.

Além destes órgãos, o Posto Avançado contará também com os serviços atualmente realizados no Poupatempo Campinas pelo Acessa São Paulo, Detran, Instituto de Identificação, Secretaria da Fazenda e Secretaria do Emprego.

Espera-se que o Programa Poupatempo realize uma média total de 10 mil atendimentos por dia em Campinas, reduzindo a demanda do Posto atual para cerca de 5,5 mil atendimentos, mais os 4,5 mil previstos para o Posto Avançado.

Durante este primeiro semestre, o espaço destinado ao Posto passa por uma reforma de adequação, necessária para abrigar um Posto Poupatempo, que está sendo realizada pelo Campinas Shopping. Após a reforma, o Poupatempo entrará com a instalação dos equipamentos de teleinformática, gerenciamento de filas, mobiliário etc.

Localização

O Posto Avançado facilitará o acesso e o atendimento à população da Região Metropolitana de Campinas, que registra mais de 2,3 milhões de habitantes. Segundo Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Poupatempo realizada anualmente, 30% dos cidadãos que utilizam os serviços do Posto Campinas são provenientes da Região Metropolitana.

Atualmente, são cinco as linhas de ônibus que levam os cidadãos ao Shopping, que também fica a 1 km do corredor de ônibus que liga a cidade de norte a sul. Para que as linhas sejam ampliadas e reforçadas, o Poupatempo realizará gestões junto à EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A), que já é parceira do Poupatempo.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.