Poupatempo: Unidade de Campinas completa cinco anos em funcionamento

Primeiro posto implantado no Interior do Estado atinge 6,5 milhões de atendimentos realizados

ter, 26/08/2003 - 14h11 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, o Poupatempo Campinas completará cinco anos em funcionamento e mais de 6,5 milhões de atendimentos prestados à população até o final do mês de julho.

O Posto Campinas, o primeiro implantado no interior do Estado, tem registrado aumento na demanda dos serviços desde a sua inauguração. A quantidade de atendimentos prestados diariamente pelo Posto duplicou. “Em 1999, eram realizados 3.500 atendimentos e no último mês de julho foram 7.500”, diz Paulo Sergio de Andrade, Gerente do Poupatempo Campinas.

O crescimento da quantidade de atendimentos realizados no Posto não interferiu na qualidade do serviço prestado à população, como apontam as pesquisas de opinião realizadas pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) nos Postos Poupatempo nos dois últimos anos. Em 2002 e 2001, o Posto Campinas foi avaliado como ótimo e bom por, respectivamente, 89% e 90% (com margem de erro de 3,5%) dos usuários entrevistados.

No Poupatempo Campinas estão à disposição dos cidadãos mais de cem serviços, prestados pelos seguintes órgãos: Banespa, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Secretaria da Fazenda, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Transurc e Acessa São Paulo.

Entre todos os órgãos em funcionamento no Poupatempo Campinas, o Banespa, banco instalado dentro do Poupatempo para realizar as cobranças das taxas e tributos gerados pelos serviços, alcançou a primeira posição em número de atendimentos prestados: 1,7 milhão. A Sert, responsável pela emissão da Carteira Profissional, ficou com o segundo lugar, registrando 1,3 milhão, seguida de perto pelo Detran, órgão que realiza, entre outros serviços a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 1,2 milhão, e o IIRGD, emissor da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais, com 1,1 milhão.

O último órgão integrado ao Posto Campinas foi o Acessa São Paulo, em outubro do ano passado. O Acessa oferece à população oito computadores para navegação gratuita na Internet por até 20 minutos, como forma de combater a exclusão digital. Nos dez primeiros meses de operação, de outubro de 2002 até julho de 2003, 61 mil atendimentos foram realizados pelo Acessa São Paulo.

Atualmente, uma das iniciativas de maior destaque promovida pelo Poupatempo Campinas é o Seminário de Valorização Profissional, realizado em parceria com a Secretaria do Emprego (Sert) e a PUC-Campinas, que oferece aos desempregados informações, orientações e treinamento gratuito para melhorar o desempenho nos processos seletivos em busca de colocação no mercado de trabalho. Os seminários de valorização profissional estão sendo realizados mensalmente desde junho de 2001 e já atenderam quase 1.800 pessoas.

Os próximos seminários serão realizados a partir do dia 11 de setembro. São eles: “Primeiro Emprego”, “Desvendando os Mistérios do Processo Seletivo” e “Emprego na Maturidade”. Para participar, os interessados devem ter cadastro para vaga de emprego na Sert do Poupatempo Campinas.

O Poupatempo Campinas fica na Av. Francisco Glicério, 935, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

(AM)