Poupatempo: Unidade da Luz completa seis anos em funcionamento

Posto tem novo nome e realiza projeto piloto de emissão de documentos

qua, 02/06/2004 - 17h28 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Luz comemora seis anos em funcionamento na próxima quarta-feira, dia 9. O Posto, localizado na região central da cidade, realiza exclusivamente a emissão da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais, serviços do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). Para a realização destes documentos, estão disponíveis no Poupatempo Luz 44 mesas de atendimento.

Nestes seis anos de funcionamento, o Poupatempo Luz prestou mais de 3 milhões de atendimentos à população. Desse total, cerca de 1,5 milhão de atendimentos correspondem à emissão de RGs, 1ª e 2ª vias, e mais de 1 milhão de atendimentos, ao Atestado de Antecedentes Criminais.

No último ano de operação, as novidades implementadas no Posto, como o novo nome e o projeto piloto ‘Atendimento com Hora Marcada’, estiveram em evidência.

O atual Poupatempo Luz foi inaugurado em 1998 com o nome de Poupatempo Alfredo Issa, o mesmo da Praça onde está instalado, e no início deste ano teve seu nome alterado para tornar mais fácil para o cidadão a identificação do local. ‘A sugestão da mudança foi feita por um usuário do Posto, através de uma ficha de manifestação’, conta Mário Milanello, Coordenador do Poupatempo Luz.

A outra novidade é o projeto piloto ‘Atendimento com Hora Marcada’, em fase de teste, cujo propósito é proporcionar ao cidadão um atendimento mais ágil e eficiente na prestação dos serviços de emissão do Atestado de Antecedentes Criminais (para portadores de RGs emitidos no Estado de São Paulo), da 1ª via da Carteira de Identidade (somente para menores de 16 anos) e da 2ª via da Carteira de Identidade (para cidadãos nascidos no Brasil).

Com o ‘Atendimento com Hora Marcada’ o cidadão agenda a sua ida ao Posto através da ‘Central de Agendamento Telefônico’ (tel.: 2147-8400), definindo a data e o horário do seu atendimento, que poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30 e das 15h às 18h30, e ao sábados, das 7h às 8h30, num prazo máximo de 15 dias.

Através deste sistema, o atendimento e a emissão do documento não ultrapassam o período de uma hora.

O ‘Atendimento com Hora Marcada’ realizou cerca de 3.500 atendimentos, entre agosto de 2003 e maio deste ano, tendo o último mês registrado 415 atendimentos, a maior quantidade já realizada num mesmo mês. ‘Estes números devem crescer bastante, pois temos em média 30 agendamentos por dia, sendo que nossa capacidade é de 100’, diz Milanello.

O Poupatempo Luz está localizado na Praça Alfredo Issa, 57, próximo à Estação Luz do Metrô, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, e aos sábados, das 7h às 13 horas.