Poupatempo: Unidade Campinas completa seis anos

No período, foram realizados mais de 8,5 milhões de atendimentos

qui, 26/08/2004 - 16h06 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 28, o Poupatempo Campinas completará seis anos em funcionamento, tendo realizado mais de 8,5 milhões de atendimentos até o final do mês de julho.

No Poupatempo Campinas estão à disposição dos cidadãos serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Secretaria da Fazenda, Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Transurc e Acessa São Paulo.

Entre todos os órgãos em funcionamento no Poupatempo Campinas, o Banespa, banco instalado dentro do Poupatempo para receber o pagamento das taxas referentes aos serviços, alcançou a primeira posição em número de atendimentos prestados: 2,4 milhões. O Detran, órgão que realiza, entre outros serviços a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ficou com o segundo lugar, registrando 1,6 milhão, seguido de perto pela Sert, responsável pela emissão da Carteira Profissional, com 1,5 milhão, e o IIRGD, emissor da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais, com 1,4 milhão.

Outro órgão de grande demanda é o Programa Acessa São Paulo que oferece à população computadores para navegação gratuita na Internet por até 20 minutos, visando promover a inclusão digital. Até o final do mês de julho, já foram realizados no Acessa São Paulo aproximadamente 150 mil atendimentos.

Além desses serviços, o Poupatempo Campinas oferece à população o Seminário de Valorização Profissional, numa parceria com a Secretaria do Emprego (Sert) e a PUC-Campinas, para melhorar o desempenho dos profissionais desempregados nos processos seletivos em busca de colocação no mercado de trabalho. Os cursos são realizados mensalmente desde setembro de 2001 e já atenderam 3.173 pessoas.

Para participar, os interessados devem ter cadastro para vaga de emprego na Sert do Poupatempo Campinas.

O Poupatempo Campinas fica na Av. Francisco Glicério, 935, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Setembro: Campinas terá novo Posto para atender à população

O Posto Campinas, o primeiro implantado no interior do Estado, registra, desde a sua inauguração, aumento crescente na procura pelos serviços. Atualmente, o Posto realiza cerca de 7 mil atendimentos diários, chegando a picos, como no último mês de julho, quando foram realizados 8 mil atendimentos. ‘O Poupatempo Campinas já está trabalhando na sua capacidade máxima, o que impossibilita a criação de novos serviços e a instalação de outros órgãos, além de interferir no conforto do cidadão dentro do Posto’, explica Paulo Andrade, Gerente do Poupatempo Campinas.

Para ampliar a quantidade de serviços disponíveis no município de Campinas e, ao mesmo tempo possibilitar o acesso aos serviços públicos de um maior número de pessoas, o Governo do Estado de São Paulo deverá inaugurar até o final do mês de setembro o Poupatempo Campinas Shopping.

O Posto funcionará no Campinas Shopping (Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940), na zona sudoeste da cidade, numa área de 2.386m² e terá capacidade para realizar em média 4.500 atendimentos por dia. Os cidadãos terão a oportunidade de realizar os principais serviços já prestados no Poupatempo Campinas Centro, além de outros há muito solicitados pela população, como os serviços dos Correios, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU e o Programa e-poupatempo, que oferece acesso e orientação para a realização de serviços públicos disponíveis pela Internet.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.